VIBRAÇÃO MECÂNICA EM UM TRATOR AGRÍCOLA ENSAIADO EM PISTA PADRONIZADA

Autores/as

  • Jefferson Sandi Doutorando no Programa de Pós Graduação em Agronomia - Energia na Agricultura na Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Federal Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Botucatu.
  • Kleber Pereira Lanças Professor Titular do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Federal Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Botucatu.
  • João Eduardo Guarnetti dos Santos Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Federal Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Bauru.
  • Maria Marcia Pereira Sartori Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Federal Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Botucatu.
  • Romulo Leonardo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2016v31n3p215-222

Resumen

Uma das principais variáveis que afetam o rendimento produtivo dos operadores de tratores agrícolas e que pode causar sérios problemas de saúde é a vibração gerada durante o funcionamento dessa máquina. Este trabalho teve como objetivo avaliar a vibração que incide sobre o corpo inteiro do operador através do assento de um trator agrícola mediante ensaio em pista de vibração padronizada. Empregou-se um trator de 92 kW de potência em quatro condições de lastragem: completamente lastrado, empregando somente lastro sólido, somente lastro líquido e completamente sem lastros, em quatro velocidades de deslocamento: 1,19 m s-1; 1,47 m s-1; 1,75 m s-1 e 2,08 m s-1, com pressões de inflação nos rodados traseiros e dianteiros de 137,85 kPa e 165,47 kPa respectivamente. Utilizou-se um acelerômetro de três eixos (eixos x, y e z), fixado sobre o assento do trator para avaliação do efeito da vibração no corpo do operador. A aquisição foi feita com o aparelho HVM – 100 e software BLAZE® 6.1.1, sendo obtidos os parâmetros aceleração média resultante, valor da dose de vibração, fator de crista e projeção de dose para 8 horas de trabalho. Realizou-se a análise de variância e separação de médias para todos os componentes analisados. Todas as análises estatísticas foram feitas com o teste de Tukey a 5% de probabilidade (p<0,05). As menores velocidades de deslocamento do trator resultaram nas melhores condições de conforto, enquanto as maiores velocidades geraram as piores condições de trabalho. A lastragem máxima do trator ocasionou as condições menos prejudiciais ao operador quando combinada com as menores velocidades de deslocamento do trator. Os níveis e tipos de lastragem na velocidade V1 e a lastragem máxima (L1) na velocidade V2 apresentaram valores de dose de vibração abaixo do nível de ação, enquanto os demais tratamentos geraram valores acima do nível de ação ou na região de incerteza, sem chegar ao limite de exposição. Na projeção de dose para oito horas de trabalho, todos os tratamentos se encontraram acima do nível de ação ou na região de incerteza. Tanto para a aceleração média resultante quanto para o valor de dose de vibração os valores de vibração ocasionados no sentido do eixo y foram os principais responsáveis pelo comportamento dos dados.

PALAVRAS-CHAVE: Mecanização agrícola, segurança do trabalho, conforto, insalubridade, ergonomia.

 

MECHANIC VIBRATION IN A FARM TRACTOR TESTED ON A STANDARDIZED TRACK

ABSTRACT: One of the main variables that affect the productive performance of agricultural tractors operators and can cause serious health problems is the vibration generated during operation. This study aimed to evaluate the vibration that comes over the entire body of the operator through the seat of a tractor by standardized test vibration track. A tractor of 92 kW of power was used in four conditions of ballasting: fully ballasted, using only solid ballast, liquid ballast and completely ballasts in four travel speeds, 1.19 m s -1; 1.47 m s-1; 1.75 ms-1 and 2.08 ms-1 with inflation pressures in the front and rear axles of 137.85 kPa to 165.47 kPa respectively. A three-axis accelerometer (x, y, and z) was fixed to the tractor seat to evaluate the effect of vibration on the body of the operator. The request was made with the HVM unit - 100 and BLAZE® software 6.1.1, which obtained the average resultant acceleration parameters, vibration dose value, crest factor and dose projection for 8 hours of work. Analysis of variance and average separation were performed for all analyzed components. All statistical analyzes were performed using the Tukey test at 5% probability (p <0.05). Tractor smaller travel speeds resulted in the best conditions of comfort, while the highest speeds generated the worst working conditions. Maximum tractor ballasting caused the least harmful conditions to the operator when combined with the smaller tractor travel speeds. The levels and types of ballasting in the V1 speed and the maximum ballasting (L1) in the V2 speed showed vibration doses values below the level of action, while the other treatments generated values above the action level or the uncertainty region, without reaching the exposure limit. At the dosage projection for eight hours of work, all treatments resulted on values above the action level or on the uncertainty region. For both the average resultant acceleration as to the vibration dose value, vibration values caused to the axis y were the main responsible for the behavior of the data.

KEYWORDS: Agricultural mechanization; work safety, confort, unsanitary conditions, ergonomics.

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

Sandi, J., Pereira Lanças, K., Guarnetti dos Santos, J. E., Pereira Sartori, M. M., & da Silva, R. L. (2016). VIBRAÇÃO MECÂNICA EM UM TRATOR AGRÍCOLA ENSAIADO EM PISTA PADRONIZADA. Energia Na Agricultura, 31(3), 215–222. https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2016v31n3p215-222

Número

Sección

Automatización y Optimización de Maquinaria y Equipos Agrícolas

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