CUSTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE SOJA DE ITAPEVA-SP ATÉ O PORTO DE SANTOS-SP
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2021v36n4p471-477Resumo
CUSTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE SOJA DE ITAPEVA-SP ATÉ O PORTO DE SANTOS-SP
PÂMELA RAFAELA OLIVEIRA DE BRITO CAVALLARI1, MAURA SEIKO TSUTSUI ESPERANCINI2, MARCO ANTÔNIO MARTIN BIAGGIONI³, JOÃO LUIS VIVAN4, FELIPE GUSTAVO CERULO5
¹Mestra Curso de Energia na agricultura, Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Botucatu/SP, e-mail: pamela.brito2203@gmail.com.
²Doutora em Economia, Departamento de Engenharia Rural e Socioeconômica, Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP, Av. Universitária,3780, altos do Paraíso, 18610-034, Botucatu/SP, maura.seiko@unesp.br
³Prof. Doutor, Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP, Av. Universitária,3780, altos do Paraíso, 18610-034, Botucatu/SP, m.biaggioni@unesp.br
4Bacharel em Administração de empresas, e-mail: jlvivan@gmail.com
5Pós-Graduando em Gestão de pessoas, Faculdade Galileu, e-mail: felipeceruloo@gmail.com
RESUMO: O transporte rodoviário é o modal mais usado no país, apesar de ser o meio de transporte que implica em maiores custos. Para as commodities agrícolas que possuem um baixo valor unitário o impacto do custo de transporte pode afetar negativamente a competitividade do agronegócio no cenário internacional. O objetivo deste estudo foi analisar o custo de transporte rodoviário da soja da região produtora de Itapeva até o Porto de Santos e analisar o impacto deste custo no preço final da soja. A metodologia de custo utilizada é o método proposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para avaliar os impactos sobre os custos da soja foram utilizados os dados de custo da região, desagregados em custo de produção. Os resultados mostram que o custo de transporte influencia diretamente no preço final da soja, fomentando a necessidade de trabalharmos em estudos que irão garantir melhorias neste modal que interfere diretamente na competitividade de mercado nacional e internacional.
Palavra-chave: pós-colheita, logística, soja.
ROAD TRANSPORT COST OF SOYBEAN FROM ITAPEVA-SP TO THE PORT OF SANTOS-SP
ABSTRACT: Road transport is the most used modal in the country, despite being the means of transport that implies higher costs having a direct influence on the final price of goods. For agricultural commodities that have a low unit value, the impact of transportation costs can negatively affect the competitiveness of agribusiness on the international stage. This study aimed to analyze the cost of road transportation of soy from the Itapeva producing region to the Port of Santos and to analyze the impact of this cost on the final price of soy. The cost methodology used was proposed by the National Land Transport Agency (ANTT). To assess the impact on soybean costs, the region's cost data were used, disaggregated into production costs. The results show that the transport cost directly influences the final price of soybeans, encouraging the need to work on studies that will guarantee improvements in this modal that directly interferes with the competitiveness of the national and mainly international market.
Keywords: post-harvest, logistics, soybean.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ENERGIA NA AGRICULTURA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.