A CULTURA DO EUCALIPTO NO CONTROLE DE VOÇOROCAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS NO MUNICIPIO DE ANHEMBI /SP
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2018v33n1p66-72Resumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo temporal da bacia hidrográfica do Ribeirão dos Remédios, município de Anhembi-SP com área de 1.439,83ha, para analisar o uso e ocupação do solo e avaliar a evolução das erosões lineares tipo voçoroca num período de 48 anos, tendo como base a carta planialtimétrica de 1965, passando por imagens de fotografias aéreas coloridas de 2000 e imagens do Google Earth dos anos de 2007 e 2013, sendo que, ao ano de 2013 corresponde ao último levantamento aéreo da região de Anhembi-SP. As imagens foram reduzidas para a escala da base cartográfica utilizada, ou seja, 1:50.000 com a finalidade de se efetuar as devidas avaliações. Os resultados permitiram constatar que a implantação da cultura do eucalipto associado às práticas de conservação do solo na bacia possibilitou o controle das voçorocas consolidadas e redução das erosões mais recentes.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia Aérea; Erosão; Sensoriamento Remoto.
EUCALYPTUS PLANTATION IN THE CONTROL OF WATERSHED GULLYS IN ANHEMBI-SP
ABSTRACT: A time study of Ribeirão dos Remedios watershed located in Anhembi-SP with an area of 1,439.83ha was carried out to analyze the land use and occupation and assess the evolution of gullies erosions over a period of 48 years, based on planialtimetric letters. Color aerial photos and Google Earth images of the years 2007 and 2013, and, the year 2013 correspond to the last aerial survey of Anhembi-SP region. The images were reduced to the cartographic basis scale used, 1:50.000, in order to make the necessary assessments. The results demonstrated that the implementation of eucalyptus associated with soil conservation practices allowed the control of consolidated gullies and mitigated latest erosions.
KEYWORDS: Aerial Photograph; Soil Erosion; Remote Sensing.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.