DESEMPENHO OPERACIONAL E CUSTO DA SUBSOLAGEM COM E SEM RODADO DUPLO NO TRATOR AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2020v35n3p317-329Resumo
DESEMPENHO OPERACIONAL E CUSTO DA SUBSOLAGEM COM E SEM RODADO DUPLO NO TRATOR AGRÍCOLA
ARTHUR GABRIEL CALDAS LOPES1, TIAGO PEREIRA DA SILVA CORREIA1, GUILHERME RODRIGUES DE BRITO1, ALEXANDRE PINTO FERREIRA DE ALMEIDA FARIA1, PAULO ROBERTO ARBEX SILVA2
1Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro ICC – Asa Norte, Cep: 70910-900, Brasília/DF, Brasil. E-mail: arthur.grb10@gmail.com, tiagocorreia@unb.br, guilhermexiiv@gmail.com, alexandreagro20@gmail.com
2Departamento de Engenharia Rural, Universidade Estadual Paulista, Av. Universitária, nº 3780, Altos do Paraíso, Cep: 18610-034, Botucatu/SP, Brasil. E-mail: paulo.arbex@unesp.br
RESUMO: A descompactação dos solos agrícolas pode ser realizada com diferentes números de rodados do trator agrícola. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho operacional e econômico da operação de subsolagem utilizando trator agrícola equipado com e sem rodado duplo traseiro. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental Água Limpa, pertencente a Universidade de Brasília. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 x 3 (Duas configurações de rodado, simples e duplos; e três velocidades operacionais, 3,2; 4,2 e 4,9 km h-1), com quatro repetições. O subsolador utilizado foi o modelo SPCR com cinco hastes e ponteiras sem asa, tracionado por um trator modelo TM7020 (4 x 2 TDA) com 109,58 kW de potência. Foram avaliadas a resistência mecânica do solo a penetração (RMP), consumo horário de combustível (Chc) e patinagem dos rodados, capacidade de campo efetiva (Cce) e custo horário (CH). Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (P ≥ 0,05). Concluiu-se que a subsolagem com rodado duplo e menor velocidade possibilita menor patinagem, Chc e CH. A Cce foi maior com rodado duplo e maior velocidade.
Palavras-chaves: consumo de combustível, patinagem, subsolador.
PERFORMANCE OPERATIONAL AND SUBSOILING COST WITH AND WITHOUT DOUBLE WHEELS IN THE AGRICULTURAL TRACTOR
ABSTRACT: Agricultural soils decompaction can be carried out with different numbers of wheels on the agricultural tractor. The aim of the work was to evaluate the operational and economic performance of subsoiling operation using an agricultural tractor equipped with and without rear double wheels. The experiment was carried out at Fazenda Experimental Água Limpa, belonging to the University of Brasília. The experimental design used was completely randomized in a 2 x 3 factorial arrangement (two wheel configurations: single and double; and three operational speeds, 3.2; 4.2 and 4.9 km h-1), with four repetitions. The subsoiler used was the SPCR model with five rods and tips without wing, pulled by a tractor model TM7020 (4 x 2 TDA) with 109.58 kW of power. Soil mechanical resistance to penetration (RMP), hourly fuel consumption (Chc) and slip, effective field capacity (Cce) and hourly cost (CH) were evaluated. The data were subjected to analysis of variance and the means compared by the Tukey test (P ≥ 0.05). It was concluded that subsoiling with double wheels and lower speed allows less slip, Chc and CH. The Cce was bigger with double wheels and higher speed.
Keywords: fuel consumption, slip, subsoiler.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.