UM MODELO PARA A ANÁLISE DO BALANÇO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DUTOVIÁRIO PARA EXPORTAÇÃO DO ETANOL

Autores

  • Fábio César Bovolenta Faculdade de tecnologia de Jahu
  • Marco Antônio Martin Biaggioni Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA UNESP de Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2015v30n1p87-93

Resumo

O presente trabalho analisou o fluxo energético considerando uma rota atualmente projetada para o escoamento de etanol da região Centro-Oeste do Brasil para exportação, mais precisamente, do município de Aparecida do Taboado (MS) até o porto de São Sebastião (SP). A rota estudada, com 837 km percorridos, teve um único modal combinado em dois trechos, duto-dutoviário. Foram utilizados fatores energéticos, diretos e indiretos, envolvidos nas operações para contabilizar os inputs e outputs do sistema, tais como: óleo diesel, lubrificantes, graxas, consumo de energia indireta de máquinas e equipamentos, o consumo de energia de mão de obra, o consumo de energia elétrica e o consumo de energia na depreciação e manutenção das vias, considerados no modelo proposto. O resultado obtido desta rota foi um consumo específico de energia de 0,14 MJ km-1 m-3. Quando contabilizados o Ganho Energético líquido (GEl), a Eficiência Energética global (EEg) e o Balanço Energético renovável (BEr), que foram os indicadores energéticos adotados, obteve-se respectivamente: 1.585.958.977,00 MJ; 200,72 e 1.593.900.000,00 MJ.

PALAVRAS-CHAVE: Exportação, etanol, logística, transportes dutoviário, unimodalidade, análise energética, eficiência energética, balanço energético, indicadores energéticos.

 

A Model For The Analysis Of Energy Balance And Efficiency In Duct Logistics Transportation Of Etanol Exportation

ABSTRACT: This paper analyzed the energy flow of a route currently designed to transport ethanol from the Midwest region of Brazil for exportation, more precisely from the city of Aparecida do Taboado (MS) to the port of São Sebastiao (SP). The route studied a single modal combined into two pieces, duct - duct. The direct and indirect energy, involved in the operations were used to account for the inputs and outputs of energy from and into the system. The energy input and output were the variables, diesel fuel, lubricants, greases, indirect energy consumption of machinery and equipment, power consumption of labor, the energy consumption and energy consumption in depreciation and maintenance of roads. We found that this route has specific energy consumption of 0,14 MJ km-1 m-3 . The Net Energy Gain (GEl), the Energy Efficiency global (EEg) and Renewable Energy Balance (BEr), which were the energy indicators adopted in this study were obtained respectively: 1.585.958.977,00 MJ; 200,72 and 1.593.900.000,00MJ.

KEYWORDS: Exports, ethanol, logistics, duct transportation, unimodality, energy analysis, energy efficiency, energy balance, energy indicators.

Biografia do Autor

Fábio César Bovolenta, Faculdade de tecnologia de Jahu

Doutor em Engenharia Agronômica - Energia na Agricultura - Faculdade de Ciências Agronômicas - Unesp de Botucatu (2013). Possui Mestrado em Engenharia Agronômica - Energia na Agricultura - Faculdade de Ciências Agronômicas - Unesp de Botucatu (2007), graduação em Tecnologia de Construção Naval pela Faculdade de Tecnologia de Jaú (1993), graduação - Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins (2001), graduação - Licenciatura Plena em Física pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras de Lins (2002), graduação - Licenciatura Plena em Tecnologia do Navio pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1999). Atualmente é professor pesquisador efetivo da Faculdade de Tecnologia de Jahu. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, Logística e Transporte, Energia na Agricultura, Educação (Ensino médio, superior e pós graduação), Física, Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Análise Energética e Econômica na Logística de Transporte Multimodal do Etanol para Exportação.

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Publicado

01-04-2015

Como Citar

Bovolenta, F. C., & Biaggioni, M. A. M. (2015). UM MODELO PARA A ANÁLISE DO BALANÇO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DUTOVIÁRIO PARA EXPORTAÇÃO DO ETANOL. ENERGIA NA AGRICULTURA, 30(1), 87–93. https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2015v30n1p87-93

Edição

Seção

Processamento e Balanço Energético de Produtos e Derivados Agropecuários

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