PRODUCTION, TECHNOLOGY AND ADAPTATION TO CLIMATE CHANGES: THE CHALLENGES TO THE SUGARCANE SECTOR IN BRAZIL

Autores

  • Silvia Angelica Domingues de Carvalho Universidade Estadual Paulista
  • André Tosi Furtado University of Campinas, Geosciences Institute. Department of Science and Technology Policy

DOI:

https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2018v33n4p358-366

Resumo

Dada a importância econômica, ambiental e energética da cana-de-açúcar para o Brasil, justifica-se a análise de suas condições para resistir à variabilidade climática e ampliar a oferta de matéria-prima para a produção dos produtos derivados da cana-de-açúcar. Desta forma, este trabalho analisa as condições da produção de cana-de-açúcar no Brasil, identificando algumas vulnerabilidades às mudanças climáticas globais e as possibilidades de adaptação. Nesse intuito, considera-se que a sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar possui relação com o cultivo das variedades adequadas, assim a metodologia envolveu entrevistas e visitas a instituições de melhoramento de cana-de-açúcar, além de dados secundários de publicações, eventos técnicos e revisão de literatura. Os resultados indicam baixo rendimento da produção de cana e atraso tecnológico das variedades plantadas e cultivadas, falta de conhecimento sobre cenários climáticos e ações escassas que internalizam a adaptação do setor. Na última década, o setor enfrentou dificuldades que apontavam para a necessidade de mudar o padrão tecnológico na produção de cana-de-açúcar e a mudança climática global reforçou essa necessidade. A superação dos desafios setoriais dependerá da articulação direta entre ciência e desenvolvimento e mudanças nas práticas de gestão, inovação no marco regulatório, políticas públicas para ampliação dos investimentos e difusão de tecnologias. A capacidade de adaptação será diretamente influenciada pelos agricultores, que implementarão as principais diretrizes, e pelos mecanismos políticos e institucionais que estimulam a adoção, financiam investimentos, proporcionam treinamento e disseminam as novas tecnologias. Aumentar a produtividade setorial e adaptar-se aos efeitos e riscos climáticos só será possível através de mudanças no padrão de produção, unindo o uso intensivo de tecnologia e inovação às vantagens naturais para o cultivo de cana-de-açúcar que o país possui.

Biografia do Autor

Silvia Angelica Domingues de Carvalho, Universidade Estadual Paulista

Economista, doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências (UNICAMP). No momento, pós-doutoranda pelo mesmo instituto com projeto na área de "Pesquisa e desenvolvimento para a produção de Álcool e as Mudanças Climáticas Globais". Área de atuação: agroindústria, cana-de-açúcar, indicadores de ciência e tecnologia, economia da inovação.

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

Carvalho, S. A. D. de, & Furtado, A. T. (2018). PRODUCTION, TECHNOLOGY AND ADAPTATION TO CLIMATE CHANGES: THE CHALLENGES TO THE SUGARCANE SECTOR IN BRAZIL. ENERGIA NA AGRICULTURA, 33(4), 358–366. https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2018v33n4p358-366

Edição

Seção

Fontes Convencionais e Alternativas de Energia e seu uso Racional na Agricultura