ANÁLISE SAZONAL DO POTENCIAL EÓLICO NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR

Autores

  • Ricardo Guicho Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Samuel Nelson Melegari de Souza
  • Jair Antonio Cruz Siqueira
  • Araceli Ciotti Marins

DOI:

https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2018v33n4p345-351

Resumo

Considerando que a geração elétrica brasileira é alicerçada na produção hidráulica, associado à crise hídrica, o crescimento da demanda e a preocupação ambiental, fomentaram-se os estudos para encontrar mecanismos que minimizem os problemas que cercam a geração elétrica. Entre as formas de geração, está a proveniente de movimento de massas de ar, denominada eólica. Com o intuito de conhecer o potencial eólico sazonal do município de Cascavel, realizou-se um comparativo dos dados de velocidade do vento para descobrir qual estação pode render melhor aproveitamento de acordo com a velocidade média do vento local. Para tal análise, as velocidades médias do município de Cascavel foram obtidas através do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR).Os dados foram apresentados em planilha eletrônica e analisados no programa BioEstat 5.0, onde realizaram-se testes estatísticos como o de Shapiro-Wilk e Análise de Variância ANOVA: um critério. Os testes foram aplicados objetivando a comparação das velocidades médias entre todas as estações em uma série histórica de 06 anos (2011-2016). Com as analises realizadas, pôde-se comprovar que na série histórica analisada, o inverno possui significante diferença de velocidade média sazonal, e portanto, pode proporcionar melhores condições de geração elétrica.

Biografia do Autor

Ricardo Guicho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Enegnheiro Ambiental (2016) e Mestrando em Engenharia de Energia (Atual)

Samuel Nelson Melegari de Souza

Atualmente é Professor Associado C em Regime T.40 DE da UNIOESTE. Atuou como Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola PGEAGRI-UNIOESTE entre os anos de 2000 a 2006. Atua como professor permanente no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Energia Energia na Agricultura-PPGEA-UNIOESTE desde 2010, sendo um de seus idealizadores. Coordenou o Programa de Pós Graduação em Engenharia de Energia Energia na Agricultura-PPGEA-UNIOESTE do ano de 2012 a 2015.

Jair Antonio Cruz Siqueira

Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Fontes Renováveis, Eficiência Energética e Sistemas Energéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes renováveis, consumo de energia, eficiência energética, energia eólica e energia solar.

Araceli Ciotti Marins

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: geoestatística, modelagem.

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

Guicho, R., Souza, S. N. M. de, Siqueira, J. A. C., & Marins, A. C. (2018). ANÁLISE SAZONAL DO POTENCIAL EÓLICO NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR. ENERGIA NA AGRICULTURA, 33(4), 345–351. https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2018v33n4p345-351

Edição

Seção

Fontes Convencionais e Alternativas de Energia e seu uso Racional na Agricultura