EFEITO DO TRÁFEGO AGRÍCOLA NA INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2022v27n2p343-356Abstract
EFEITO DO TRÁFEGO AGRÍCOLA NA INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO
BARBARA BARRETO FERNANDES1*; INDIAMARA MARASCA2; MURILO BATTISTUZZI MARTINS3; JEFFERSON SANDI2; KELLY GABRIELA PEREIRA DA SILVA3 E KLEBER PEREIRA LANÇAS4
*Dados parciais da dissertação de mestrado da primeira autora.
1 babarretof@hotmail.com
2 Centro Universitário Unilasalle/Lucas. Av. Universitária, 1000, Parque das Emas - 78455-000, Lucas do Rio Verde, MT, Brasil. E-mail: marasca_7@hotmail.com; jffsandi@gmail.com
3 Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Cassilândia. Rodovia MS 306 - km 6,4; 79540-000, Cassilândia, MS, Brasil. E-mail: mbm_martins@hotmail.com; kellygsilva11@gmail.com
4 Departamento de Engenharia Rural na FCA/UNESP, Av. Universitária, 3780 - Altos do Paraíso, 18610-034, Botucatu, SP, Brasil. E-mail: kp.lancas@unesp.br
1 RESUMO
As modificações causadas por atividades antrópicas como o tráfego de máquinas afetam diretamente a infiltração de água no solo. O trabalho teve por objetivo avaliar a infiltração de água no perfil do solo submetido a diferentes intensidades de tráfego agrícola. O experimento foi realizado na Fazenda Lageado da UNESP/FCA, Botucatu/SP, em duas classes de solo, Nitossolo Vermelho distroférrico (NVd) e Latossolo Vermelho distroférrico (LVd). O delineamento experimental foi completamente casualizado, com os respectivos tratamentos de compactação: T0 = 0; T1 = 1; T2 = 2; T3 = 3; T4=5 e T5 = 10 passadas consecutivas de um trator agrícola. Foram determinados os seguintes atributos: infiltração de água no solo, porosidade e água disponível no solo. Constatou-se que a velocidade de infiltração básica do solo foi baixa para ambos os solos em todos os tratamentos que houve o tráfego. Para as duas classes de solo houve a redução da macro porosidade e não interferência na microporosidade. O teor de água disponível às plantas no solo argiloso teve maior variação do que no solo de textura média. Há efeito da compactação do solo na dinâmica da lâmina de água no perfil do solo.
Palavras-chave: compactação do solo, tráfego de máquinas, infiltração de água no solo.
FERNANDES, B. B.; MARASCA, I.; MARTINS, M. B.; SILVA, K. G. P.; SANDI, J.; LANÇAS, K. P.
EFFECT OF TRAFFIC IN AGRICULTURAL SOIL WATER INFILTRATION AND THE PHYSICAL ATTRIBUTES OF THE SOIL
2 ABSTRACT
Modifications caused by human activities such as machine traffic directly affect water infiltration into the soil. The objective of this work was to evaluate the water infiltration in the soil profile submitted to different intensities of agricultural traffic. The experiment was carried out at the Lageado Farm at UNESP/FCA, Botucatu/SP, in two soil classes, Dystroferric Red Nitosol (NVd) and Dystroferric Red Oxisol (LVd). The experimental design was completely randomized, with the respective compaction treatments: T0 = 0; T1 = 1; T2 = 2; T3 = 3; T4=5 and T5 = 10 consecutive passes of an agricultural tractor. The following attributes were determined: soil water infiltration, porosity, and available soil water. It was found that the basic soil infiltration speed was low for both soils in all treatments that had traffic. For both classes of soil there was a reduction in macro porosity and no interference in microporosity. The water content available to plants in clayey soil had greater variation than in medium textured soil. There is an effect of soil compaction on the water depth dynamics in the soil profile.
Keywords: soil compaction, machinery traffic, water infiltration into the soil.
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