(RE)PENSANDO O CASO DA LAGOA DOCE ATRAVÉS DA ANÁLISE CARTOGRÁFICA NO BAIRRO JABOTIANA, ARACAJU-SE
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2024v39p201-206Resumen
(RE)PENSANDO O CASO DA LAGOA DOCE ATRAVÉS DA ANÁLISE CARTOGRÁFICA NO BAIRRO JABOTIANA, ARACAJU-SE
ARIEL DANTAS NUNES1, JAILTON DE JESUS COSTA2, GÊNISSON LIMA DE ALMEIDA3
1 Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe, Avenida Marcelo Deda Chagas, s/n Rosa Elze CEP 49100-000, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, ORCID: 0000-0001-5105-8622 E-mail: arielpixes94@gmail.com
2 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe, Avenida Marcelo Deda Chagas, s/n, Rosa Elze CEP 49100-000, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, ORCID: 0000-0002-4392-2246 E-mail: jailton@academico.ufs.br.
3 Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe, Avenida Marcelo Deda Chagas, s/n, Rosa Elze CEP 49100-000, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, ORCID 0000-0002-6451-5746, E-mail: genissongeoufs@academico.ufs.br
RESUMO: A Educação Ambiental (EA) surge como forma de aproximar a sociedade dos problemas ambientais. É importante contextualizar a EA no ambiente escolar, além de trazer análises das concepções dos alunos sobre o crescimento imobiliário e os impactos causados ao meio ambiente. Sendo assim, refletindo sobre um problema relacionado ao aterramento da Lagoa Doce, no bairro Jabotiana foi que surgiu a motivação dessa pesquisa. O objetivo foi sensibilizar os alunos do 8° A do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral sobre a importância da Lagoa Doce para a comunidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e ocorreu mediante as seguintes etapas: revisão bibliográfica, elaboração de desenhos cartográficos pelos alunos com suas concepções prévias sobre a Lagoa Doce, estudo das concepções posterior ao estudo do meio. A análise cartográfica com o enquadramento das concepções foi dividida em três categorias: meio ambiente-natureza, meio ambiente-problema, meio ambiente-lugar em que se vive. Dessa maneira, foi possível identificar maior presença da relação com o meio ambiente ser algo externo ao lugar de moradia e uma concepção mais romântica de natureza intocável. Nesse sentido, ressalta-se a importância da integração da EA com a cartografia, como campo de intervenção educativa.
Palavras-chave: Cartografia ambiental, sensibilização, expansão desordenada.
(RE)THINKING THE CASE OF LAGOA DOCE THROUGH CARTOGRAPHIC ANALYSIS IN THE JABOTIANA NEIGHBORHOOD, ARACAJU-SE
ABSTRACT: Environmental education (EE) has emerged as a way of bringing society closer to environmental problems. It is important to contextualize environmental education in the school environment and analyze students' conceptions of real estate growth and the impacts it has on the environment. Thus, reflecting on a problem related to the landfill of Lagoa Doce in the neighborhood of Jabotiana gave rise to the motivation for this research. The aim was to sensitize 8th-grade students at Joaquim Vieira Sobral State School to the importance of the Lagoa Doce for the community. This exploratory, qualitative study took place in the following stages: a literature review, the creation of cartographic drawings by the students showing their previous conceptions of the Sweet Lagoon, and a study of these conceptions after the environmental study. The cartographic analysis of conceptions was divided into three categories: environment-nature, environment-problem, and environment-place. In this way, it was possible to identify a greater presence of the relationship with the environment being something external to the place of residence and a more romantic conception of untouchable nature. This highlights the importance of integrating environmental education with cartography as a field of educational intervention.
Keywords: Environmental cartographic, awareness, disordered expansion.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Energia na Agricultura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
