GESTÃO DA PRODUÇÃO COMO FATOR CONDICIONANTE DA COMPETITIVIDADE DO CAFÉ NO CERRADO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2020v35n4p605-615Resumen
GESTÃO DA PRODUÇÃO COMO FATOR CONDICIONANTE DA COMPETITIVIDADE DO CAFÉ NO CERRADO MINEIRO
LUÍSA PASETO1, MARCO TÚLIO OSPINA PATINO2
1Doutora em Sistemas de Gestão para o desenvolvimento Sustentável - NIEAR – Núcleo Interno de Engenharia e Administração Rural, FEAGRI-UNICAMP, Rua Mayrink, 154, Sousas, 13104-130, Campinas, SP, Brasil. e-mail: lu.paseto@uol.com.br.
2 Prof. Doutor – Orientador - Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI-UNICAMP, Rua Mayrink, 154, Sousas, 13104-130, Campinas, SP, Brasil. e-mail: marco.ospina@feagri.unicamp.br.
RESUMO: O conhecimento de boas práticas agrícolas para inovação e uso de tecnologia na gestão da produção de café permite avançar no posicionamento competitivo das empresas. Este estudo envolveu propriedades rurais do cerrado mineiro com sistemas de produção convencional e buscou evidenciar as oportunidades para melhoria da competitividade na produção de café. Para tanto, a revisão de literatura abordou temas que incluem o conhecimento como fator de produção com valor agregado, inovação, uso de tecnologia e empreendedorismo. Os gestores de quatro propriedades produtoras de café em grande escala foram entrevistados utilizando um questionário composto de 51 questões que refletem a gestão da produção desses produtores. Os resultados indicam que a gestão da produção nas fazendas investigadas apresenta iniciativas que auxiliam na promoção da inovação e tecnologia na produção, porém ainda precisam adotar práticas de aperfeiçoamento do capital social, representado na preocupação com treinamentos e colheita seletiva que levem ao aproveitamento da oportunidade de venda da produção com valor agregado.
Palavras-chaves: Capital Social, Conhecimento, Gestão, Produção.
PRODUCTION MANAGEMENT AS CONDITIONING FACTOR OF COMPETITIVENESS OF COFFEE IN THE MINAS GERAIS CERRADO
ABSTRACT: Knowledge of good agricultural practices for innovation and use of technology in the management of coffee production allows us to advance in the competitive positioning of companies. This study involved rural properties of the Cerrado of Minas Gerais with conventional production systems and sought to highlight the opportunities to improve competitiveness in the coffee production. A literature review addressed topics that include knowledge as a factor of production with added value, innovation, use of technology and entrepreneurship. The managers of four large-scale coffee producing properties were interviewed using a questionnaire composed of 51 questions that reflect the production management of these producers. The results indicate that the management of production in the farms investigated presents initiatives that help in the promotion of innovation and technology in the production, but still need to adopt practices of improvement of social capital represented in the concern with training and selective harvest that lead to the use of the opportunity to sell of value-added production.
Keywords: Social Capital, Knowledge, Management, Production
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