ENSAIO DE TORQUE E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE UMA MOTOSSERRA UTILIZANDO TRÊS MISTURAS DE BIOCOMBUSTÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2019v34n2p253-262Abstract
ENSAIO DE TORQUE E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE UMA MOTOSSERRA UTILIZANDO TRÊS MISTURAS DE BIOCOMBUSTÍVEL
ROBSON LEAL DA SILVA1, YURI BRITTO PERISSINOTTO2, SÉRGIO RENATO DA SILVA SOARES2, MARCELO MENDES VIEIRA2
1 FAEN - Faculdade de Engenharia, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, Rodovia MS-270, km 12, CEP: 79.804-970, Dourados-MS, Brasil. e-mail: rlealsilva@hotmail.com
2, 3 e 4 ICAT - Engenharia Mecânica, UFR - Universidade Federal de Rondonópolis, Rodovia MT-270, km 06, CEP: 78.735-901, Rondonópolis-MT, Brasil. e-mail: yuribritt@hotmail.com; sergeva2004s@yahoo.com.br; mmendes@ufmt.br
RESUMO: Motores de combustão interna de pequeno porte são utilizados em diversas atividades agrícolas, dentre os quais motosserras e similares. O desempenho destas máquinas térmicas é modificado em função do teor de etanol na mistura combustível, o qual é atualmente 27,5% na gasolina comercializada no Brasil. O objetivo é identificar as melhores condições de desempenho experimentais (torque e consumo de combustível) de uma motosserra ciclo Otto. A metodologia foi baseada em normas técnicas; uma bancada dinamométrica foi construída para as condições operacionais. Cada ensaio foi repetido três vezes e analisado os dois mais coerentes; com quatro rotações distintas, três diferentes cargas e três amostras de misturas combustíveis - (A)73%G/27%E, (B)60%G/40%E, e (C)50%G/50%E. Os resultados são curvas características e as seguintes conclusões: i) Em rotações até 8.200 RPM o combustível (A) apresentou o menor consumo; acima de 8.500 RPM o combustível (B) apresentou maior torque e menor consumo; e o combustível (C) mostrou-se inadequado para quaisquer das condições ensaiadas; ii) Comparando as condições de carga máxima e mínima, o consumo é praticamente duplicado, e o torque é ampliado em cerca de 4 a 5 vezes; iii) Ocorre aumento significativo do consumo acima de 10.000 RPM, nas condições de carga intermediária com combustíveis A e B, e de carga máxima para todos os combustíveis.
Palavras-chaves: Máquinas térmicas, Motor de combustão 2T, Biocombustíveis, Engenharia experimental.
TORQUE AND FUEL CONSUMPTION TESTS FOR A CHAINSAW USING THREE BIOFUEL BLENDS
ABSTRACT: Small-scale internal combustion engines are broadly used in agricultural activities, including chainsaws and similar equipment. The performance of these thermal machines is modified according to the ethanol content in the fuel blend, which is currently 27.5% in commercial gasoline in Brazil. The aim of this study was to identify the best experimental performance conditions (torque and fuel consumption) for an Otto cycle engine chainsaw. The methodology was based on technical standards and a dynamometric workbench was built to match the operating conditions. Each test was repeated three times and the two more coherent ones were analyzed; with four distinct rotations, three different loads and three samples of fuel blends - (A)73%G/27%E, (B)60%G/40%E, and (C)50%G/50%E. The results are characteristic curves and the following conclusions were i) in rotations up to 8,200 RPM the fuel (A) presented the lowest consumption; Above 8.500 RPM the fuel (B) showed higher torque and lower consumption; and the fuel (C) proved inadequate for any of the conditions tested; ii) comparing the maximum and minimum load conditions, the consumption is practically doubled, and the torque is enlarged by about 4 to 5 times; iii) There is a significant increase in consumption above 10,000 RPM, at the intermediate load condition with fuels A and B, and at maximum load for all fuels.
Keywords: Thermal machines, 2-stroke engine, biofuels, experimental engineering.
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