INFLUÊNCIA DO DESGASTE DAS GARRAS DOS PNEUS E DAS CONDIÇÕES SUPERFI-CIAIS DO SOLO NAS OPERAÇÕES DE CAMPO DE UM TRATOR AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2011v26n3p141-159Resumo
Esse trabalho foi realizado com o objetivo de comparar o desempenho de um trator equipado com pneus diagonais novos e pneus diagonais desgastados (dianteiros 63,4% e pneus traseiros 41,2% de desgaste), em três condições de superfície: pista com solo mobilizado, pista com cobertura vegetal e pista com solo firme. Foram coletados os dados para o cálculo da velocidade de deslocamento, patinagem das rodas traseiras e dianteiras, força de tração, potência disponível na barra de tração e consumo horário de combustível do trator. Os resultados mostraram que tanto as condições dos pneus quanto as condições do solo interferiram na capacidade do trator em desenvolver força de tração, sendo que o pior desempenho obtido foi na pista com solo mobilizado. O melhor desempenho do trator foi na pista com solo firme. Na pista com solo mobilizado os resultados mostraram que a velocidade foi menor, devido à patinagem nos rodados dianteiro e traseiro ter sido maior que na pista com cobertura vegetal como também na pista com solo firme. Os valores de consumo horário de combustível, para o solo mobilizado, foram maiores com relação às pistas com cobertura vegetal e com solo firme. Os níveis estudados de desgaste dos pneus diagonais apresentaram alterações significativas no desempenho do trator na pista de ensaio com solo mobilizado, indicando que, nessa condição, é necessária a substituição desses pneus. Para operações em solo com cobertura vegetal e também em solo firme o desgaste dos pneus não comprometeu o desempenho do trator.
Palavras-chave: Eficiência, força de tração, patinagem, consumo de combustível.
INFLUENCE OF TIRE LUG WASTE AND SOIL SURFACE CONDITIONS ON FIELD OPERATIONS OF AN AGRICULTURAL TRACTOR
SUMMARY: The objective of this work was to compare the performance of a tractor equipped with used and new bias-ply tires (63.4% and 41.2%, front and rear tire waste, respectively), in three surface conditions: tillage soil, vegetal covered soil and firm soil. Field data were collected to calculate: forward speed, front and rear slippage tires, drawbar pull, available power at drawbar bar and fuel consumption. Results showed that both, tires and soil conditions, changed tractor capacity on developing drawbar traction. The worst performance was observed on tillage soil. The best performance of the tractor was observed at firm soil track. On the track with tilled soil, results showed that the forward speed was the lowest among the three soil conditions due to the front and rear slippage tires which was higher than vegetal covered and firm soil tracks. Fuel consumption results showed higher values on tilled tracks when compared with firm and vegetal covered tracks. The fuel consumption levels evaluated on bias-ply tires lead to significant changes on tractor’s performance at tilled soil, indicating that, at this condition, it’s necessary to replace the used tires by new tires. For vegetal covered soil operations, and also on firm soil conditions, used tires, at studied levels, indicated that these tires might still be used without tractor performance changing.
Keywords: Efficiency, drawbar traction, slippage tires, fuel consumption.
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