VIABILIDADE ECONÔMICA DE TRÊS MINIUSINAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL UTILIZANDO COMO MATÉRIA PRIMA O ÓLEO DE CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA HOCHST).
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2015v30n2p164-171Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo para identificar por meio de indicadores econômicos as melhores configurações entre três diferentes modelos produtivos de miniusinas produtoras de biodiesel com capacidade de produção de 44, 66 e 110 L.h-1. Este trabalho utilizou os valores referentes ao custo do óleo da cultura de Crambe (Crambe abyssinica Hochst) como matéria prima para produção de biodiesel. A metodologia utilizada foi demonstrar uma descrição das instalações, a discriminação e a quantificação de todos os custos e receitas, e finalmente realizar uma análise dos indicativos de viabilidade econômica, utilizando o método do Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback descontado. Após a análise dos indicadores de viabilidade econômica pode-se constatar que é viável a implantação das miniusinas de 66 e 110 L.h-1.
PALAVRAS-CHAVE: Métodos, processo, agricultura familiar, desenvolvimento sustentável.
ECONOMIC FEASIBILITY OF THREE MINIMILLS OF CRAMBE (CRAMBE ABYSSINICA HOCHST) BIODIESEL.
ABSTRACT: This paper aimed to identify, through economic indicators, the best settings for three different production models of biodiesel miniplants, producing 44, 66 and 110 l.h-1. The study used cost rates of Cramble oil (Crambe abyssinica Hochst) as feddstock for biodiesel production. The facilities were descripted and the costs and incomes were determined and quantifyed. Finally, economical viability analyses were carried out using the method of Net Present Value (NPV), return internal rate (TIR) and payback discounted. It was observed that crambe biodiesel miniplants of 66 and 110 l.h-1 economic viable.
KEYWORDS: Methods, process, family farming, sustainable development.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.