PRODUTIVIDADE DE COLMOS E RENDIMENTO DE AÇÚCARES DA CANA-DE-AÇÚCAR EM FUNÇÃO DE LÂMINAS DE ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2012v17n2p234Resumo
1 RESUMO
O presente trabalho teve como objetivos desenvolver equações que representem as relações entre lâmina de água (chuva e irrigação), produtividade de colmos e de açúcares (por tonelada de colmos de cana-de-açúcar por ha); e determinar as lâminas de máxima produtividade física e de máximo rendimento econômico para as condições experimentais. A lâmina que proporcionou a maior produtividade de colmos da cana-de-açúcar foi de 1.854,4 mm, para a produtividade de 125,9 t ha-1. A lâmina de maior rendimento econômico foi de 1.726,2 mm para a produtividade de 123,9 t ha-1. A lâmina que proporcionou a maior produtividade de açúcares por tonelada de colmos foi de 1.617,7 mm para a produtividade de 141,3 kg t-1. A lâmina que proporcionou a maior produtividade de açúcares por hectare foi de 1.740,5 mm para a produtividade de 17,25 t ha-1.
PALAVRAS-CHAVE: irrigação, Sacharum spp., função de produção água-cultura
VIEIRA, G. H. S.; MANTOVANI, E. C.; SEDIYAMA, G. C.; COSTA, E. L. da; DELAZARI, F. T.
STALK PRODUCTIVITY AND SUGAR YIELD FROM SUGARCANE AS A FUNCTION OF WATER DEPTHS
2 ABSTRACT
This study aimed to develop equations that represent the relationship among water dephts (rainfall and irrigation) and yield of stalks and sugar (per ton of sugarcane stalks and per ha), to determine the water depths for maximum productivity and maximum physical economical yield. For the experimental conditions, the water depth that provided the highest productivity of sugarcane stalks was 1,854.4 mm, for a yield of 125.9 t ha-1. The water depth with the highest economical income was 1,726.2 mm for a yield of 123.9 t ha-1. The water depth that provided the highest yield of sugar per ton of stalks was 1,617.7 mm for a yield of 141.3 kg t-1. The water depth that provided the highest yield of sugar per hectare was 1,740.5 mm for a yield of 17.25 t ha-1.
KEYWORDS: irrigation, Sacharum spp., water production function
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Irriga são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais. Maiores detalhes podem ser obtidos em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0