Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista IRRIGA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO

 

EDIÇÃO DO TEXTO

 

  • Software: O artigo deverá ser editado apenas no software Word;
  • Fonte: “Times New Roman”, tamanho 12;
  • Texto: alinhamento justificado;
  • Títulos: em negrito, centralizados, numerados e em caixa alta, em fonte “Times New Roman”, tamanho 12, deve-se dar o espaçamento de duas linhas antes do título e uma linha abaixo do título;
  • Parágrafo: 1,25 cm (tabulação)
  • Página: papel A4, orientação retrato, espaçamento duplo e linhas numeradas continuamente;
  • Margens: superior, inferior e esquerda: 3 cm e direita: 2 cm;
  • Tabelas: largura de 10 ou 15 cm, em fonte “Times New Roman”, tamanho 12, inserido logo abaixo do parágrafo em que foram citados, o título da tabela deve estar acima da mesma, o termo “Tabela” deve ser em negrito, numerado e ser seguido de ponto (Exemplo: Tabela 1. Revista Irriga), a fonte da tabela deve vir logo abaixo da mesma, em “Times New Roman”, tamanho 10, o termo “Fonte” deve ser em negrito e ser seguido de dois pontos (Exemplo: Fonte: Irriga (2017));
  • Gráficos e figuras: largura de 10 ou 15 cm, com resolução mínima de 300 bpi, inserido logo abaixo do parágrafo em que foram citados, o título deve estar acima da mesma, o termo “Gráfico” ou “Figura” deve ser em negrito, numerado e ser seguido de ponto (Exemplo: Figura 1. Revista Irriga), a fonte deve vir logo abaixo da mesma, em “Times New Roman”, tamanho 10, o termo “Fonte” deve ser em negrito e ser seguido de dois pontos (Exemplo: Fonte: Irriga (2017)). Recomenda-se o uso de cores para facilitar a compreensão das informações expressas, não devem ter bordadura;
  • Referências e citações: De acordo com as normas ABNT.

 

 

 

COMPOSIÇÃO SEQUENCIAL

 

  • Título: fonte “Times New Roman”, tamanho 12, negrito, centralizado e caixa alta. O título do trabalho, em maiúsculas, centralizado e em negrito não incluindo nomes científicos das espécies, a menos que não haja nome comum no idioma em que foi redigido.  Os títulos das seções devem ser em maiúsculas, centralizados, em negrito e numerados (Ex: 3 INTRODUÇÃO); os subtítulos devem ser alinhados à esquerda (Ex: 3.1 Solo);
  • Nome dos autores: por extenso, fonte “Times New Roman”, tamanho 12, negrito, centralizado, caixa alta, separados por ponto-vírgula (;) e último autor pela conjunção “E” (Exemplo: RODRIGO MÁXIMO SÁNCHEZ ROMÁN; JOÃO CARLOS CURY SAAD E RAFAELA MARIA VIZENZZOTTO).  O artigo deverá conter no máximo 6 (seis) autores, ATENÇÃO: o nome dos autores não deverá constar no artigo no ato da submissão, tendo em vista que o artigo será disponibilizado aos avaliadores, assegurando que o mesmo seja avaliado às cegas;
  • Afiliações dos autores: abaixo do nome dos autores deverá conter em fonte “Times New Roman”, tamanho 10 e em itálico, a afiliação completa dos autores, na ordem: departamento, instituição de origem, endereço e e-mail, ATENÇÃO: a afiliação dos autores não deverá constar no artigo no ato da submissão, tendo em vista que o artigo será disponibilizado aos avaliadores, assegurando que o mesmo seja avaliado às cegas;
  • Resumo: não devem conter mais de 200 palavras.
  • Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), separadas por vírgula, fonte “Times New Roman”, tamanho 12, todas em minúscula.  Estas nunca devem repetir termos para indexação que já estejam no título;
  • Abreviatura dos nomes dos autores: nome dos autores conforme constaria nas referências bibliográficas, fonte “Times New Roman”, tamanho 12, negrito, centralizado, caixa alta, separados por ponto-vírgula (;), (Exemplo: SÁNCHEZ-ROMÁN, R. M.; SAAD, J. C. C.; VIZENZZOTTO, R. M.)
  • Título em inglês;
  • Abstract;
  • Key words: separadas por vírgula, fonte “Times New Roman”, tamanho 12, todas em minúscula, devendo ser uma tradução fiel das palavras-chave;
  • Introdução;
  • Material e métodos;
  • Resultados e discussão;
  • Conclusões;
  • Agradecimentos: facultativo;
  • Referências: de acordo com as normas ABNT.

 

ETAPAS DE SUBMISSÃO

 

O artigo deve ser submetido online, no site da Revista Irriga (http://www.fca.unesp.br/irriga) em cinco passos.

 

  • PASSO 1. INICIAR SUBMISSÃO: No primeiro passo apresenta-se as condições para submissão, em que os autores deverão dar ciência mediante a marcação de caixas de seleção, das seguintes informações: a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor"; os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB); URLs para as referências foram informadas quando necessário; a formatação está de acordo com o exigido; o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista; a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares; formas de pagamento da taxa de submissão; termo de responsabilidade e taxas da Revista Irriga; declaração de direito autoral e política de privacidade.  Comentários ao editor (opcional).
  • PASSO 2. TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO: No segundo passo será realizada a transferência do arquivo do manuscrito a ser submetido na Revista IRRIGA, o qual não deverá ter os nomes dos autores, seus endereços institucionais e eletrônicos, assegurando que o mesmo seja avaliado às cegas.
  • PASSO 3. METADADOS DA SUBMISSÃO (INDEXAÇÃO): No terceiro passo o autor correspondente deverá informar os dados de todos os autores; título e resumo do artigo; indexação (idioma); e contribuidores e agências de fomento.
  • PASSO 4. TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES: Nesse passo o autor deve enviar documentos Suplementares funcionam como um apêndice ao manuscrito, com o objetivo de auxiliar na compreensão e avaliação da submissão.  Documentos Suplementares podem incluir (a) instrumentos de pesquisa, (b) conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, (c) fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou (d) figuras ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si. Estes documentos também devem ser indexados pelo autor, identificando a relação dos mesmos com a submissão, bem como a propriedade.  Qualquer tipo ou formato de documento pode ser transferido como documento suplementar e será disponibilizado aos leitores em seu formato original de envio.  Estes documentos podem ser disponibilizados aos avaliadores, caso não comprometam o processo editorial.

Nessa etapa, os autores também devem encaminhar o TERMO DE RESPONSABILIDADE, assinado por todos os envolvidos no artigo (ver “termo de responsabilidade”).

  • PASSO 5. CONFIRMAÇÃO: Nesse passo a submissão será concluída.

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE

 

                O autor deve encaminhar juntamente com a sua submissão um termo de responsabilidade alegando que:

Os autores devem encaminhar um documento único (transferência de documentos suplementares), assinado por todos os envolvidos no artigo, um termo de responsabilidade nos termos abaixo:

  • Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo;
  • Certifico que o artigo representa um trabalho original e que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico;

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. A formatação está de acordo com o exigido; o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Formas de Pagamento

     

    Pode-se usar o Paypal como forma de pagamento:



    ou 

    Usar uma das contas bancárias para depósito dos valores referente aos artigos publicados na IRRIGA.

    BANCO DO BARSIL Agência: 0079-5 Conta Corrente: 14472 - X


    BANCO SANTANDER Agência: 0039 Conta Corrente: 13-001475-1


    Se realizar depósito bancário.
    Por favor enviar o comprovante de depósito para o e-mail irriga@fca.unesp.br

     
    Publicado: 2013-06-12
     

    Valores da Revista

     

    Assinatura: R$150,00

    Submissão:
    _______Sócio R$ 70,00
    _______Não Sócio R$ 100,00

    Publicação + DOI: 
    _______Sócio R$ 175,00
    _______Não Sócio R$ 325,00

 

Declaração de Direito Autoral

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.