ACÚMULO DE GRAUS DIA NOS DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJÃO-CAUPI NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2024v39p81-86Palavras-chave:
desenvolvimento, acúmulo térmico, fatores climáticos.Resumo
ACÚMULO DE GRAUS DIA NOS DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJÃO-CAUPI NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
ANTONIA RAQUEL DE MORAIS ALCÂNTARA1; JOÃO CAUÃ CUSTÓDIO XENOFONTE1; ISADORA ÊDUA DA SILVA LIMA LUCENA2; ANA CÉLIA MEIRELES OLIVEIRA3 E FRANCISCA MIRLEY AGOSTINHO SILVA1
1 Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Rua Ítalo de Sousa Moreira, n.126, Muriti, CEP: 63130-025, Crato, Ceará, Brasil, https://orcid.org/0009-0007-1991-8785, raquel.morais@aluno.ufca.edu.br; https://orcid.org/0009-0004-9792-5604, joao.caua@aluno.ufca.edu.br; https://orcid.org/0009-0005-6549-400X, agostinho.mirley@aluno.ufca.edu.br.
2 Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Rua Ítalo de Sousa Moreira, n.126, Muriti, CEP: 63130-02, Crato, Ceará, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-3968-5639, isadora.edua@aluno.ufca.edu.br.
3 Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Rua Ítalo de Sousa Moreira, n.126, Muriti, CEP: 63130-025, Crato, Ceará, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8860-2043, ana.meireles@ufca.edu.br.
RESUMO: O feijão-Caupi é uma das leguminosas mais cultivada do mundo. Este estudo teve como objetivo comparar dois métodos de cálculo de graus dia (GD) para determinar o acúmulo térmico necessário para o desenvolvimento do feijão-caupi (Vigna unguiculata L.). O experimento foi realizado na Universidade Federal do Cariri (UFCA) de maio a agosto de 2024. Para o cálculo de graus dias, foram empregados os métodos de Ometto e Dufault. O acúmulo de graus dia foi calculado de acordo com os diferentes estádios fenológicos do feijão. A comparação dos métodos foi realizada por meio de teste de médias. O método de Dufault apresentou os maiores valores de graus dia acumulados em todas as fases fenológicas (1.940,71 °C), indicando um ciclo de desenvolvimento mais rápido em comparação ao método de Ometto (1.597,27 °C), que apresentou um acúmulo menor. As diferenças significativas entre os métodos (p ≤ 0,01) destacam a importância da escolha do cálculo para um manejo mais eficiente da cultura em diferentes condições climáticas.
Palavras-chave: desenvolvimento, acúmulo térmico, fatores climáticos.
ACCUMULATION OF DEGREE DAYS IN THE DIFFERENT PHENOLOGICAL STAGES OF COWPEA IN THE CARIRI REGION OF CEARÁ
ABSTRACT: Cowpea is one of the most cultivated legumes in the world. This study aimed to compare two degree‒day (GD) calculation methods to determine the thermal accumulation necessary for the development of cowpea (Vigna unguiculata L.). The experiment was carried out at the Federal University of Cariri (UFCA) from May to August 2024. The Ometto and Dufault methods were used to calculate degree days. The accumulation of degree days was calculated according to the different phenological stages of the bean plants. A comparison of methods was carried out via the means test. Compared with the Ometto method, the Dufault method presented the highest accumulated degree-day values in all phenological phases (1,597.27 °C), indicating a faster development cycle, which presented lower accumulation (1,940.71 °C). The significant differences between the methods (p ≤ 0.01) highlight the importance of choosing the calculation for more efficient crop management under different climatic conditions.
Keywords: development, thermal accumulation, climatic factors.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ENERGIA NA AGRICULTURA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.