EMISSÕES DE GASES DE TRATOR AGRÍCOLA NA OPERAÇÃO DE SEMEADURA COM TRÁFEGO CONTROLADO EM DIFERENTES INTENSIDADES
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2019v34n2p187-194Resumo
EMISSÕES DE GASES DE TRATOR AGRÍCOLA NA OPERAÇÃO DE SEMEADURA COM TRÁFEGO CONTROLADO EM DIFERENTES INTENSIDADES
GILVAN MOISÉS BERTOLLO1, JOSÉ FERNANDO SCHLOSSER2, ROVIAN BERTINATTO3, MARCELO SILVEIRA DE FARIAS4, ALFRAN TELLECHEA MARTINI5
1 Curso de Agronomia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Santa Helena, Rua Cerejeira, s/n, Bairro São Luís, CEP 85892-000, Santa Helena, Paraná, Brasil, gilvanbertollo@yahoo.com.br.
2 Departamento de Engenharia Rural, Universidade Federal de Santa Maria, Avenida Roraima n°1000, Bairro Camobi, CEP 97105-900, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, josefernandoschlosser@gmail.com,
3 Departamento de Engenharia Rural, Universidade Federal de Santa Maria, Avenida Roraima n°1000, Bairro Camobi, CEP 97105-900, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, engrovian@gmail.com,
4 Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais, Universidade Federal de Santa Maria Câmpus Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, silveira_farias@hotmail.com,
5 Coordenadoria Acadêmica, Universidade Federal de Santa Maria Câmpus Cachoeira do Sul, Rua Ernesto Barros, n° 1345, Bairro Santo Antônio, CEP 96506-310, Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, alfrantm@gmail.com
RESUMO: O objetivo deste estudo foi avaliar as emissões de gases de trator agrícola, tracionando semeadora com diferentes configurações de sulcadores, em área com intensidades de tráfego controlado e aleatório de máquinas. O trabalho foi desenvolvido em área agrícola localizada no município de Carazinho, RS. O delineamento experimental foi de blocos casualizados 4 x 3, sendo quatro intensidades de tráfego (tráfego do trator, tráfego do trator e colhedora, tráfego de trator e colhedora e pulverizador e tráfego aleatório) e três configurações de sulcadores (disco duplo em todas as linhas de semeadora, disco duplo nas linhas sem tráfego e haste naquelas que recebem o tráfego e disco duplo nas linhas sem contato de pneu com ausência de sulcadores nas linhas de tráfego). Os gases analisados foram: material particulado (MP), monóxido de nitrogênio (NO), dióxido de nitrogênio (NO2), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e oxigênio (O). Conclui-se que o tráfego controlado de máquinas na maior intensidade comparado ao tráfego aleatório reduz 6,7% a emissão de gases particulados com disco duplo na semeadora e 30,3% quando as linhas trafegadas não são cultivadas. A tráfego controlado de máquinas, dependendo da configuração dos sulcadores da semeadora, reduz a emissão de óxidos de nitrogênio.
Palavras–chave: gás carbônico, combustível, poluição, combustão, agricultura
GASES EMISSION FROM AN AGRICULTURAL TRACTOR IN A SOWING OPERATION WITH TRAFFIC CONTROL TRAFFIC IN DIFFERENT INTENSITIES
ABSTRACT: The aim of this study was to evaluate the emissions of pollutant gases from an agricultural tractor, pulled a seeder with different furrower configurations, in an area traffic intensity controlled area and random machines. The study was developed in an agricultural area located in the municipality of Carazinho, Rio Grande do Sul, Brazil. The experimental design was a 4 x 3 randomized block design, with four traffic situations (tractor traffic, tractor and harvester traffic, tractor and harvester traffic and sprayer and random traffic) and three furrow configurations (double disk in all rows, double disk in the lines without traffic and stem in those that receive the traffic and double disc in the lines without contact of tire with absence of furrowers in the traffic lines). The analyzed gases were: particulate matter (MP), nitrogen monoxide (NO), nitrogen dioxide (NO2), oxides of nitrogen (NOx), carbon dioxide (CO2) and oxygen (O). It was concluded that the controlled traffic with machines at the highest intensity compared to random traffic reduces the emission of particulate gases with double disc in the seeder and by 30.3% when the trafficked lines were not cultivated.
Keywords: carbon dioxide, fuel, pollution, oxygen, combustion, agriculture
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