IMPACTO DA CONDIÇÃO DA ESTRADA NA VIBRAÇÃO DURANTE O TRANSPORTE SIMULADO DE FRANGOS DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2019v34n4p491-500Resumo
IMPACTO DA CONDIÇÃO DA ESTRADA NA VIBRAÇÃO DURANTE O TRANSPORTE SIMULADO DE FRANGOS DE CORTE
CLÁUDIO MONICO INNOCENCIO1, IRENILZA DE ALENCAR NÄÄS2
1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Paulista, rua Dr. Bacelar 1212, CEP 04026-002, São Paulo, SP, Brasil.monicoclaudio4@gmail.com
2 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Paulista, rua Dr. Bacelar 1212, CEP 04026-002, São Paulo, SP, Brasil.irenilza.naas@docente.unip.br
RESUMO: A estabilidade da carga nos caminhões de transporte de frangos, sob condições de infraestrutura variadas, depende da qualidade das estradas e da vibração mecânica. Este estudo objetivou analisar a vibração no transporte de aves, em função do pavimento de rodagem. Foi realizada uma simulação com o peso correspondente à carga de frango vivo (12 t) em um caminhão com as mesmas dimensões utilizadas pelos transportadores de aves. O trecho percorrido pelo caminhão foi da cidade de São Paulo (SP) até Contagem (MG). As vibrações foram registradas usando um acelerômetro por 19,28 h em um trajeto de 1105 km, com velocidade média de 57 km/h, com pavimentos e topografias diferentes. Os resultados indicam que a as maiores vibrações (0,828 m/s², 1,121 m/s², 2,151 m/s² e 1,299 m/s²) ocorreram em trechos da rodovia onde haviam os maiores problemas de qualidade no pavimento.
Palavras-chaves: avicultura industrial, agroindústria, logística, cadeia de suprimentos
IMPACT OF ROAD CONDITION ON VIBRATION DURING SIMULATED TRANSPORT OF BROILER CHICKENS
ABSTRACT: The load stability on broiler chickens transport under various infrastructure conditions depends on road quality and mechanical vibration. This study aimed to analyze the vibration in the poultry transport, as a function of the road surface. A simulation was performed with the weight corresponding to live chicken load (12 t) in a truck with the same dimensions used by poultry transporters. The truck traveled from São Paulo (SP) to Contagem (MG). The vibrations were recorded at 19.28 h in a 1105 km route, with an average speed of 57 km/h, with different pavements and topographies. Results indicate that the highest vibrations found (0.828 m/s², 2.151 m/s² and 1.299 m/s²) occurred in sections of the highway where there were major pavement quality problems.
Keywords: Industrial poultry production, agribusiness, logistics, supply chain.
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