PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE CANAVIEIRO A PARTIR DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2020v35n2p257-264Resumo
PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE CANAVIEIRO A PARTIR DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA*
ALISSON NEVES HARMYANS MOREIRA1, NORI PAULO GRIEBELER1, FERNANDA DUARTE ARAÚJO HIMMEN 1, RHERISON TYRONE SILVA ALMEIDA2
1 Escola de Agronomia, EA-UFG, Campus Samambaia, Rodovia Goiânia/Nova Veneza, km 0, CEP 74690-900, Goiânia, GO, Brasil, 1alissonharmyans@gmail.com, 2npgriebeler@gmail.com, 3fernanduarteflorestal@gmail.com.
2 Instituto de Estudos Socioambientais, IESA-UFG, avenida Esperança s/n, Campus Samambaia, CEP 74001-970, Goiânia, GO, Brasil.
* Produção extraída da dissertação do primeiro autor.
RESUMO: Elaboraram-se por meio de Sistema de Informação Geográfica (SIG), roteirizações para o transporte canavieiro, tendo em vista a análise de variáveis de dois cenários, o menor caminho e o que oferece melhor desempenho operacional. Na comparação de critérios, os resultados não diferiram significativamente pelo teste t student (σ < 0,05). Os dados subsidiaram a avaliação do custo de reparo e manutenção (CRM) em relação a vida útil e por quilometragem. Foram verificados que as discrepâncias entre os custos tornam-se expressivas a partir da quarta safra chegando a diferença de R$ 52.712,23. Assim, tendo em vista a logística da usina, inferiu-se que o critério do desempenho operacional é o ideal para a frota da empresa, enquanto o menor caminho é a melhor opção para o pagamento do serviço terceirizado.
Palavras-chaves: cana-de-açúcar, logística, estradas não pavimentadas.
SUGARCANE TRANSPORTATION PLANNING FROM A GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEM (GIS)
ABSTRACT: Through the Geographic Information System (GIS), routes for sugarcane transport were elaborated, in view of variable analysis from two scenarios, the shortest path and the one that offers the best operational performance. In the criteria comparison, the results did not differ significantly by the student t test (σ <0.05). The data supported the assessment of the repair and maintenance cost (CRM) in relation to service life and mileage. It was found that the discrepancies between costs become significant as the fourth harvest, reaching a difference of R$ 52,712.23. Thus, in a view of plant logistics, it was inferred that operational performance criterion is ideal to company fleet, while the shortest route is the best option for paying outsourced service.
Keywords: sugarcane, logistic, unpaved roads.
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