CARACTERÍSTICAS DA DISTRIBUIÇÃO RADICULAR DE MARACUJAZEIRO SOB FERTIRRIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2012v17n2p245Resumo
1 RESUMO
O sistema radicular do maracujazeiro; comprimento e área foram caracterizados utilizando-se análises de imagem. O experimento foi realizado em um pomar irrigado por gotejamento e fertirrigado com doses de potássio. As amostragens foram realizadas ao final do ciclo de colheita. Os resultados mostraram que o comprimento e a área de raiz apresentaram maior concentração nas camadas variando de 0,00 até 0,50 m. Concluiu-se que: a) a fertirrigação associada com as boas condições físicas e químicas do solo permitiu um bom desenvolvimento radicular da cultura do maracujá; b) o manejo de água e nutrientes para a cultura do maracujazeiro deve ser feito até a profundidade de 0,50 m e 0,60 m de distância do caule da planta e a dose de potássio K2 apresentou sistema radicular mais superficial.
PALAVRAS-CHAVE: irrigação, manejo de nutrientes, área e comprimento radicular.
LUCAS A.A. T., FRIZZONE J. A., COELHO FILHO M. A.
CHARACTERISITICS ROOT DISTRIBUTION OF PASSION FRUIT UNDER FERTIGATION
2 ABSTRACT
The root system of the yellow passion fruit, length and area were evaluated in the orchard irrigated by drip and fertigation with potassium. The analyze was done at the end cycle productive. The results showed that: a) fertigation associated with good physics and chemical soil conditions permitted a good developed of plants system root; b) water and nutrients management have to be done at 0.50 m depth in the soil profile and 0.60 m apart from the plant and potassium dose K2 the system root presented higher superficiality.
KEYWORDS: irrigation, nutrient management, area and length root.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Irriga são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais. Maiores detalhes podem ser obtidos em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0