EFEITO DE DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO NA UNIFORMIDADE DE GRÃOS MOCA DO CAFÉ CÓNILON, EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2021v26n2p411-421Resumo
O café tem grande importância econômica na agricultura brasileira, sendo o segundo maior produtor mundial, atrás apenas da Etiópia. Entretanto, para exportação cada vez mais é requerido alta qualidade e seletividade dos grãos, para que tenham um processamento adequado nas indústrias. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de diferentes condições de irrigação na uniformidade e classes de peneira dos grãos moca do café conilon. O experimento foi conduzido na área pertencente à Universidade Estadual do Norte Fluminense. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com quatro repetições, composto pelos fatores: Sistema de irrigação (superficial e subsuperficial) e Lâminas de água (0, 25, 50, 100 e 125% da ET0), estas se constituíram nos tratamentos. A classificação por peneiras foi determinada segundo o formato do grão e sua granulometria, e diferentes números de peneiras, sendo definidos como Moca Graúdo (MG), Moca Médio (MD), Moca Miúdo (MM). Após realização do estudo concluiu-se que há tendência na uniformização da produção nas peneiras 10 a 11, classificados como Moca Médio com o aumento da irrigação, para as condições apresentadas, de modo que as lâminas de 100 a 125% da ET0 tiveram o maior percentual para essa classe de grãos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 IRRIGA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Irriga são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais. Maiores detalhes podem ser obtidos em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0