UNIFORMIDADE DA DISTRIBUIÇÃO DE EFLUENTE EM UNIDADES GOTEJADORAS APLICANDO DILUIÇÕES DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE LATICÍNIOS

Autores

  • Blake Charles Diniz Marques Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rafael Oliveira Batista Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rodrigo Cesar Santiago Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Jeane Cruz Portela
  • Maria Elidayane da Cunha Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rutilene Rodrigues da Cunha Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2018v23n3p592-608

Resumo

UNIFORMIDADE DA DISTRIBUIÇÃO DE EFLUENTE EM UNIDADES GOTEJADORAS APLICANDO DILUIÇÕES DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE LATICÍNIOS¹

 

 

BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES2; RAFAEL OLIVEIRA BATISTA2; RODRIGO CÉSAR SANTIAGO2; JEANE CRUZ PORTELA2; MARIA ELIDAYANE DA CUNHA2 E RUTILENE RODRIGUES DA CUNHA2

 

1  Trabalho oriundo da Tese de Doutorado do primeiro autor.

2 Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA câmpus Mossoró, Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais, Avenida Francisco Mota, n° 572, Presidente Costa e Silva, 59625-90, Mossoró, RN, Brasil. E-mail: charles@ufersa.edu.br, rafaelbatista@ufersa.edu.br, rodrigo.santiago@ufersa.edu.br, jeaneportela@ufersa.edu.br, elidaycunha@gmail.com, rutilene10@hotmail.com

 

 

1 RESUMO

 

O entupimento de emissores é a principal vulnerabilidade dos sistemas de irrigação localizada que operam com águas residuárias. Com este estudo identificaram-se os agentes ocasionadores de obstrução de gotejadores que operaram com diluições de efluente de laticínios (EL) em água de abastecimento público (AA), bem como as alterações na uniformidade de distribuição de efluente (CUD) das unidades gotejadores. Para a avaliação do CUD durante 200 h, montou-se um experimento com dois fatores, sendo o primeiro fator, os cinco tipos de gotejadores (G1 - 1,6 L h-1, G2 - 2,0 L h-1, G3 - 2,0 L h-1, G4 - 1,70 L h-1 e G5 - 1,60 L h-1), casualizados nas subunidades gotejadoras; e o segundo fator, as quatro diluições de EL em AA (1A0E - Apenas AA; 1A1E - Uma parte de EL diluída em uma parte de AA; 2A1E - Uma parte de EL diluída em duas partes de AA; e 3A1E - Uma parte de EL diluída em três partes de AA), casualizados nas unidades gotejadoras. O monitoramento da qualidade do efluente diluído ocorreu a cada 40 h, simultaneamente com a determinação do CUD das unidades gotejadoras, até o tempo de operação de 200 h. Os resultados indicaram que o risco de obstrução do efluente diluído variou de moderado a severo em relação aos atributos físico-químicos; que a maior suscetibilidade ao entupimento ocorreu no gotejador G2, operando nas diluições 1A1E e 3A1E, enquanto o gotejador G5 se mostrou menos suscetível ao entupimento operando na diluição 2A1E.

 

Palavras-chave: resíduo industrial, reuso, desempenho, emissores.

 

 

MARQUES, B. C. D.; BATISTA, R. O.; SANTIAGO, R. C.; PORTELA, J. C.; CUNHA, M. E.; CUNHA, R. R.

EFFLUENT DISTRIBUTION UNIFORMITY IN DRIP UNITS BY APPLYING DAIRY WASTEWATER DILUTIONS

 

 

2 ABSTRACT

 

Emitter clogging is the main vulnerability of localized irrigation systems that operate with wastewater. This study identified drip obstructing agents that operate with dairy effluent dilutions (DE) in public water supply (WS), as well as alterations in effluent distribution uniformity (DU) of drip units. To assess DU over 200 h an experiment with two factors was set up, the first factor is the five types of drippers (G1 – 1.6 L h-1, G2 – 2.0 L h-1, G3 – 2.0 L h-1, G4 – 1.70 L h-1 and G5 – 1.6 L h-1), randomized in the drip subunits; and the second factor, the four dilutions of DE in WS (1A0E – WS only; 1A1E – A portion of DE diluted in a part of WS; 2A1E – A portion of DE diluted in two parts of WS; and 3A1E – A portion of DE diluted in three parts of WS), randomized in the drip units. The monitoring of the dairy effluent dilutions quality occurred every 40 h, simultaneously with the determination of the DU of the drip units until the operating time of 200 h. The results indicated that the risk of obstruction of the diluted effluent varied from moderate to severe in relation to the physical-chemical attributes; that the greatest susceptibility to clogging occurred in G2 dripper, operating with 1A1E and 3A1E dilutions, while G5 dripper was less susceptible to clogging in 2A1E dilution.

 

Keywords: industrial waste, reuse, performance, emitters.

Biografia do Autor

Blake Charles Diniz Marques, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor adjunto I do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal Rural do Semi-Árido ? UFERSA. Tem experiência na área ambiental, com ênfase em Licenciamento Ambiental e Análise de Impactos Ambientais. Graduado em Engenharia de Materiais pela UFPB, com mestrado em Engenharia Sanitária a Ambiental pela UFCG e especialização em Eng. De Segurança do Trabalho (FIP) e ENG - Profissional de Licenciamento Ambiental On Shore - CEFET-RN.

Rafael Oliveira Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela UFV (2002), mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (2004), doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2007) e Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2010). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água; Líder do Grupo de Pesquisa Tratamento e manejo de resíduos para o desenvolvimento sustentável do semiárido da UFERSA; autor e co-autor de 131 artigos de periódicos nacionais e internacionais, de 273 artigos de eventos nacionais e internacionais e 3 patentes de produtos inovadores registrados no INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI); e participação em 115 bancas examinadoras de monografias, especializações, dissertações e teses. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de irrigação; saneamento ambiental; e tratamento e manejo de resíduos agroindustriais e urbanos.

Rodrigo Cesar Santiago, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo e Graduação em Engenharia Química pela mesma instituição. Graduação em Tecnologia em Materiais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RN). Atualmente é membro da Comissão Gestora do PRH/ANP-56 e atua na coordenação do curso de Engenharia de Petróleo da UFERSA. Responsável por lecionar as disciplinas de Engenharia de Poço I e II. Pesquisador na área de Engenharia de Poços, mais especificamente trabalhando com Fluidos de Perfuração, Completação e Estimulação e com Cimentos voltados a poços de petróleo. Pesquisador na área de Materiais e Meio Ambiente, atuando no aproveitamento de rejeitos sólidos para tratamento de efluentes industriais, mais especificamente para águas produzidas da indústria petrolífera. Experiência profissional como Drilling Fluids Engineer, prestando serviços de fluidos de perfuração e completação de poços de petróleo para diferentes companhias operadoras (Petrobras, Petra Energia e OGX) em poços onshore e offshore, atuando na região do pré-sal e em lâminas d'água profundas.

Maria Elidayane da Cunha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Técnica em Meio Ambiente (2011) pelo Centro de Tecnologia e Educação a Distância - CTEAD e, Bacharela em Ciência e Tecnologia (2013.1) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus Angicos, com amplo conhecimento na área Ambiental, Ciências Exatas e Linguística. Graduanda em Engenharia Agrícola e Ambiental na UFERSA (início em 2013.2); bolsista do Programa de Iniciação Científica e Extensão do Programa PIBIC e Conexões de Saberes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA. Experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização, Simulação, Impacto Ambiental e Preservação. 

Rutilene Rodrigues da Cunha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduanda em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido Campus Mossoró e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus de Angicos,Pós-Graduada em Educação Ambiental e Geografia do Sem-Árido, bolsista de iniciação cientifica.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

MARQUES, B. C. D.; BATISTA, R. O.; SANTIAGO, R. C.; PORTELA, J. C.; CUNHA, M. E. da; CUNHA, R. R. da. UNIFORMIDADE DA DISTRIBUIÇÃO DE EFLUENTE EM UNIDADES GOTEJADORAS APLICANDO DILUIÇÕES DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE LATICÍNIOS. IRRIGA, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 592–608, 2018. DOI: 10.15809/irriga.2018v23n3p592-608. Disponível em: https://revistas.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/irriga.2018v23n3p592-608. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos