EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL DO COQUEIRO - ANÃO DETERMINADA PELO MODELO METRIC PARAMETRIZADO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2023v28n1p134-147Resumo
EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL DO COQUEIRO - ANÃO DETERMINADA PELO MODELO METRIC PARAMETRIZADO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
MAILSON ARAÚJO CORDÃO2; RENATA RICHELLE SANTOS DINIZ3; HUGO ORLANDO CARVALLO GUERRA4 E CRIS LAINY MACIEL SANTOS5
1Trabalho oriundo da Tese de Doutorado do primeiro autor.
2 Engenheiro Agrônomo, Doutorado em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Rua: Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, Bodocongó, CEP: 58429-900. Campina Grande, Paraíba, Brasil. mailson.cordao@gmail.com.
3 Engenheira de Biossistemas, Doutorando em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Rua: Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, Bodocongó, CEP: 58429-900. Campina Grande, Paraíba, Brasil. renatarichelle1993@gmail.com.
4 Engenheiro Agrônomo Ph.D. Professor Titular, Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Rua: Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, Bodocongó, CEP: 58429-900, Campina Grande, Paraíba, Brasil, hugoguerra1946@gmail.com.
5 Engenheira Agrícola, Doutorado em Engenheira Agrícola Universidade Federal de Campina Grande, Rua: Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, Bodocongó, CEP: 58429-900, Campina Grande, Paraíba, Brasil, crislainymacielsantos@gmail.com.
1 RESUMO
A região do nordeste é a maior produtora de coco verde, motivada pelo uso da irrigação, a qual tem como critério de ser cada vez mais eficiente a longo dos anos. O objetivo desse trabalho foi estimar a evapotranspiração real diária pelo modelo METRIC (Mapping evapotranspiration at high resolution with internalized calibration) parametrizado utilizando dados espectrais de imagens de satélite do Landsat-8 e dados meteorológicos, e comparar as estimativas da Evapotranspiração real diária (ETa) com o método de Penman-Monteith, em uma área implantada com coqueiro-anão irrigado no município de Sousa, PB. A ETa foi estimada a partir da densidade do fluxo de calor latente, obtida como resíduo do balanço de energia pelo modelo METRIC parametrizado, que inclui em sua implementação, calibração radiométrica, cômputo da reflectância e de variáveis biofísicas, balanço de radiação, fluxo do calor no solo e processos iterativos parametrizados para obtenção do calor sensível. O saldo de radiação, fluxo do calor no solo e evapotranspiração real estimados pelo METRIC parametrizado permitiram a obtenção da influência da sazonalidade nas épocas do ano e da condição hídrica na cultura do coqueiro-anão irrigado. O METRIC parametrizado apresentou eficácia na estimativa da evapotranspiração real diária na cultura do coqueiro irrigado no período de estiagem.
Palavras-chave: cocos nucifera, demanda hídrica, sensoriamento remoto, semiárido brasileiro.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 IRRIGA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Irriga são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais. Maiores detalhes podem ser obtidos em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0