CONTROLE DE EROSÃO EM ESTRADAS RURAIS NÃO PAVIMENTADAS, UTILIZANDO SISTEMA DE TERRACEAMENTO COM GRADIENTE ASSOCIADO A BACIAS DE CAPTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2009v14n4p548-563Resumo
CONTROLE DE EROSÃO EM ESTRADAS RURAIS NÃO PAVIMENTADAS, UTILIZANDO SISTEMA DE TERRACEAMENTO COM GRADIENTE ASSOCIADO A BACIAS DE CAPTAÇÃO
Rui Donizete Casarin1; Eduardo Luiz de Oliveira2
1Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, ruicasarin@ig.com.br
2Departamento de Engenharia Civil, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP
1 RESUMO
As estradas rurais de terra são estruturas viárias importantes para o desenvolvimento rural econômico e social da nação, sendo que a erosão provocada pelas águas das chuvas no seu leito e margens esta intimamente relacionada à má drenagem, tornando-se um dos principais fatores para sua degradação. Para que o sistema de drenagem funcione de forma adequada é necessário o conhecimento da erodibilidade, capacidade de infiltração de água no solo e adoção de práticas mecânicas de abatimentos de taludes com elevação do greide e interceptação de águas por meio de dispositivos de drenagem e captação. Neste artigo apresenta-se um modelo de drenagem por meio da construção de terraços embutidos com gradiente associados à bacia de captação em solos do tipo Argissolo Vermelho distrófico abrúptico de textura arenosa a média, com base em técnicas de abatimentos de taludes, elevando seu leito transversalmente das estradas com desviadores de fluxo. As frações granulométricas (areia, silte, argila) e a estabilidade de agregados indicam que esse solo sob ação antrópica pode apresentar processos erosivos resultando em escoamento superficial com arrastamento de solos, assoreando mananciais e cursos d’água localizados abaixo das estradas proporcionando grandes impactos ambientais nos corpos hídricos. A redução destes problemas de erosão nestas estradas de terra está na adoção de medidas que intercepte águas do próprio escoamento do seu leito, bem como as águas pluviais vindas de áreas adjacentes da contribuição, que são coletadas e conduzidas para terraços embutidos e bacias de captação.
UNITERMOS: erosão em estradas rurais, infiltração de água no solo, práticas mecânicas de conservação de solo, contenção de águas pluviais.
CASARIN, R. D.; OLIVEIRA, E. L. CONTROL OF EROSION IN RURALUNPAVED ROADS UTILIZING A TERRACE SYSTEM WITH GRADIENT ASSOCIATED TO CAPITATION BASIN
2 ABSTRACT
The agricultural unpaved roads are important road structures for the economic and social agricultural development of the Nation, and the erosion provoked by rain water in the road bed and sides are closely related to bad draining, one of the main factors for their degradation. In order to make the draining system adequate, it is necessary to know about erodibility, infiltration capacity of water in the ground and adoption of mechanical slope abatement with grid elevation and water interception. This study presents drainage model through the construction of terraces with gradient transversally associated to the capitation basin in abruptic red dystrophic argisol soils, medium sandy texture, based on slops abatement techniques, elevating the road bed and deviating flow. The grain sized fractions of this ground (sand, silt, clay) and the aggregate stability indicated that this ground, under anthropic action, presents erosive processes resulting in superficial draining with ground hauling, sanding sources and courses of water situation below roads, providing great environmental impacts in the hydric bodies. The reduction of erosion problems in these unpaved roads is in the adoption of measures that intercept waters from the draining of their stream bed itself, as well as pluvial waters comings from adjacent areas of contribution, that are collected and conducted to inlaid terraces and capitation basis.
KEYWORDS: erosion in agricultural roads, water infiltration in the soil, mechanical soil conservation practices, pluvial water containment.
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