ANÁLISE DAS EFICIÊNCIAS DE APLICAÇÃO E DE USO DA ÁGUA EM CULTIVO DE ARROZ NO PERÍMETRO IRRIGADO MORADA NOVA, CE
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2005v10n4p388-398Resumo
ANÁLISE DAS EFICIÊNCIAS DE APLICAÇÃO E DE USO DA ÁGUA EM CULTIVO DE ARROZ NO PERÍMETRO IRRIGADO MORADA NOVA, CE
Raimundo Nonato Távora Costa1; Daniel Santana Colares1; Luís Carlos Uchôa Saunders1; Francisco de Souza2
1Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, rntcosta@fortalnet.com.br
2Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Fortaleza, CE
1 RESUMO
Os objetivos da pesquisa foram estudar a eficiência de aplicação e do uso da água do cultivo do arroz no perímetro irrigado Morada Nova, Ceará, no período de julho a dezembro de 2003. Estabeleceu-se a cultivar EPAGRI 109 em unidades de solo com texturas areia-franca, franca e argilo-siltosa. Utilizaram-se calhas Parshall e sifões de plástico como instrumentos para medição e aplicação de água aos tabuleiros. O período de irrigação do cultivo de arroz para as condições de solo e clima no perímetro irrigado Morada Nova situa-se em torno de 120 dias, período este que deve ser tomado como referência para o planejamento da irrigação. A eficiência de uso da água para os solos de textura leve apresentou valor médio de 0,2 kg.m-3; já para os solos de textura pesada, de 0,43 kg.m-3.
A eficiência de aplicação de água na unidade textural argilo-siltosa, solo adequado ao cultivo de arroz apresentou um valor médio de 77%. Na unidade textural areia franca, porém, solo não recomendado para o cultivo do arroz, a eficiência de aplicação foi apenas de 38%.
UNITERMOS: (Oryza sativa, L., irrigação, eficiência de aplicação.
COSTA, R. N.T., COLARES, D.S., SAUNDERS, L.C.U., SOUZA, F.; EFFICIENCY OF WATER APLICATION AND USE FOR RICE IN MORADA NOVA IRRIGATION DISTRICT, CEARÁ
2 ABSTRACT
Efficiency of water application and use for rice, cultivated from July to December 2003, was analyzed in Morada Nova Irrigation District, in Ceará – Brazil. Cultivar EPAGRI 109 was established in sandy-loan, loam and clay-loam soil units. Applied water was measured using Parshall flumes and sipluon tubes. Rice irrigation period for local climate and soil conditions was 120 days, also used for irrigation planning. Water use efficiency for sandy soils presented 0.2 kg.m-3 average values, while 0.43 kg.m-3 was the value for heavy soils. Application water efficiency for clay-loam soils, appropriate for rice, was 77%. However, for sandy soils – not recommended for rice – the water application efficiency was only 38%.
KEYWORDS: (Oryza sativa, L.), irrigation, application efficiency
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Irriga são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais. Maiores detalhes podem ser obtidos em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0