SEQÜÊNCIA DE CULTIVOS IRRIGADOS NA PRIMAVERA-VERÃO: ARROZ DE TERRAS ALTAS E MILHO OU SORGO
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2003v8n3p191-202Resumo
SEQÜÊNCIA DE CULTIVOS IRRIGADOS NA PRIMAVERA-VERÃO: ARROZ DE TERRAS ALTAS E MILHO OU SORGO
Marcio Furlan Maggi
Renato Beppler Spohr
Reimar Carlesso
Juliano Gomes de Andrade
Departamento de Engenharia Rural, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
Cep 97119-900. E-mail: mfmaggi2003@yahoo.com.br
1 RESUMO
A época de semeadura pode ser utilizada para aumentar as perspectivas das plantas escaparem dos períodos em que as variáveis meteorológicas são adversas às culturas. Assim, propôs-se o estudo com o objetivo de determinar a melhor época de semeadura para a produção de grãos de arroz de terras altas e milho ou sorgo irrigados por aspersão na região de Santa Maria, RS, Brasil. O trabalho foi conduzido em área experimental do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Maria, no ano agrícola 2001/2002. Dois experimentos foram conduzidos no delineamento experimental de blocos ao caso com quatro repetições. Os tratamentos do primeiro experimento foram constituídos de quatro épocas de semeadura do arroz (18 de setembro, 04 de outubro, 19 de outubro e 05 de novembro). Os tratamentos do segundo experimento foram constituídos de quatro datas de semeadura do milho e do sorgo, semeados após a colheita do arroz; 28 de janeiro, 08 de fevereiro, 20 de fevereiro e 05 de março. As datas de semeadura do arroz ocasionaram diferenças no rendimento de grãos, apresentando a máxima eficiência técnica (5,80 Mg ha-1) para estimativa de semeadura realizada em 13 de outubro. A máxima eficiência técnica para o rendimento de grãos de milho (7,82 Mg ha-1) ocorreupara a estimativa de semeadura realizada em 31 de janeiro. Para o sorgo, o maior rendimento (8,46 Mg ha-1) ocorreu para a semeadura realizada em 28 de janeiro. Para sucessão de culturas arroz e milho / sorgo, a época recomendada para a semeadura do arroz deve ocorrer na segunda quinzena de setembro.
UNITERMOS: época de semeadura, massa seca, elementos meteorológicos
MAGGI, M.F.; SPOHR, R. B.; CARLESSO, R.; ANDRADE, J. G. DOUBLE-CROPPING IRRIGATION DURING SPRING - SUMMER SEASON USING UPLAND RICE AND MAIZE OR SORGHUM
2 ABSTRACT
The objective of this work was to determine the influence of different sowing dates on grain yield of sprinkler irrigated rice, maize and sorghum in Rio Grande do Sul State - Brazil. Two experiments were held in the experimental area at the Agricultural Engineering Department - Federal University, Santa Maria – RS, Brazil, during the 2001/2002 growing seasons. A randomized block design was used with four replications. Treatments of the first experiment comprised four sowing dates of upland rice: September 18th, October 4th, October 19th and, November 5th. The treatments of the second experiment comprised four sowing dates of maize and sorghum (after upland rice harvest): January 28th, February 8th, February 20th and, March 5th. The upland rice sowing dates caused differences on grain yield. The maximum technical efficiency (5.80 Mg ha-1) was observed on October 13th sowing. The highest maize yield (7.82 Mg ha-1) was obtained on January 31st sowing (maximum technical efficiency). The highest sorghum yield (8.46 Mg ha-1) was obtained on January 28th sowing (maximum technical efficiency). The total amount of grain production for both: upland rice + maize or upland rice + sorghum was obtained sowing the rice during the second half of September.
KEYWORDS: sowing times, dry matter, meteorological elements.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Irriga são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais. Maiores detalhes podem ser obtidos em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0