RESÍDUO DE GESSO NA RECUPERAÇÃO DE SOLO SALINO-SÓDICO PROVENIENTE DE PERÍMETRO IRRIGADO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores

  • Natália de Souza Cavalcanti Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE
  • Mário Monteiro Rolim Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE
  • José Amilton Santos Júnior Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE
  • Maria de Fátima Cavalcanti Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco - DEAGRI/UFRPE
  • Elvira Maria Regis Pedrosa Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2018v23n3p505-517

Resumo

A destinação dos resíduos de gesso gerados pela construção civil e a análise do seu potencial de aproveitamento na recuperação de solos salino-sódico é relevante quanto a mitigação de impactos ambientais. Portanto, a propositura do presente trabalho foi comparar o efeito da incorporação prévia de Ca[SO4]•2H2O na forma de gesso mineral e resíduo de gesso oriundo da construção civil, associado a aplicação semanal e intermitente de quatro lâminas de lixiviação, equivalentes a 1; 2; 3 e 4 vezes o volume de poros, sobre os trocáveis e solúveis de um Neossolo Fluvico salino-sódico oriundo do perímetro irrigado de Ibimirim-PE e disposto em colunas de solo. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial, 2×4, com cinco repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Considerando-se os valores iniciais dos cátions trocáveis e solúveis, da condutividade elétrica, do pH, do percentual de sódio trocável e da razão de adsorção de sódio, verificou-se, após o experimento, que o processo de recuperação do Neossolo Fluvico salino-sódico utilizando resíduo de gesso da construção civil como corretivo químico apresentou resultados similares aos obtidos utilizando-se o gesso mineral, quando associado a aplicação de uma lâmina de lixiviação equivalente a 3 vezes o volume de poros. 

Biografia do Autor

Natália de Souza Cavalcanti, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE

Mestre em Engenharia Agrícola pela UFRPE

Mário Monteiro Rolim, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (1985) e Engenharia Cartográfica (1987) pela UFPE, Mestrado em Engenharia Agrícola (1996) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, 2016-2018, Ex-Coordenador, Vice-Coordenador e fundador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE, Ex-coordenador e fundador do curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFRPE, Consultor ?Ad Hoc? das revistas Soil & Tillage Research, Catena, Engenharia Agrícola, Caatinga, Revista Arvore, Revista Ceres, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Ambiente Construído. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: solo, compactação de solos, mecânica dos solos, aproveitamento de resíduos, estradas vicinais. Orienta/supervisiona graduandos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e Bolsistas de pós-doutorado: PNPD.

José Amilton Santos Júnior, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE

Engenheiro Agrícola (2009), Mestre em Engenharia Agrícola (2010) e Doutor em Engenharia Agrícola (2013) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuou entre 2011 e 2015 no Instituto Nacional do Semiárido, INSA/MCTI, como Gestor da Estação Experimental do INSA (Portaria INSA/MCTI nº 10 de 24 de agosto de 2011). Atualmente é Professor Adjunto, lotado no Departamento de Engenharia Agrícola da UFRPE/Sede. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: aproveitamento de águas salobras, residuárias e amarelas na produção agrícola em condições de solo e hidroponia; manejo de oleaginosas e drenagem de terras agrícolas. Também já atuou em atividades de extensão rural e capacitação de comunidades rurais.

Maria de Fátima Cavalcanti Barros, Universidade Federal Rural de Pernambuco - DEAGRI/UFRPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1986) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor do Programa de Pós- Graduação em Ciência do Solo/ UFRPE e Pós- Graduação em Engenharia Agrícola/ UFRPE. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA). Revisor ad hoc da Revista Brasileira de Ciências Agrárias (Recife), da Revista de Ciência Agronômica (Ceará), da Revista Semina: Ciências Agrárias, da Revista Pesquisa Agropecuária Tropical, da FAZU em Revista e da Revista Ciência e Agrotecnologia . Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilizantes e Corretivos, atuando principalmente nos seguintes temas: salinidade, sodicidade, gesso, sódio trocável. Cultivo e beneficiamento de produtos e subprodutos da acerola.

Elvira Maria Regis Pedrosa, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (1981), Especialização em Agronomia da cana-de-açúcar pela UFRPE (1984), mestrado em Fitossanidade pela UFRPE (1989) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade da Geórgia nos Estados Unidos (1995). Publicou mais de 136 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e mais de 330 trabalhos em anais de eventos. Atualmente é bolsista de produtividade nível 1C do CNPq e professora Titular da UFRPE, tendo orientado mais de 20 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado. Tem atuado principalmente nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase no manejo de doenças de planta causadas por nematoides.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

CAVALCANTI, N. de S.; ROLIM, M. M.; SANTOS JÚNIOR, J. A.; BARROS, M. de F. C.; PEDROSA, E. M. R. RESÍDUO DE GESSO NA RECUPERAÇÃO DE SOLO SALINO-SÓDICO PROVENIENTE DE PERÍMETRO IRRIGADO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. IRRIGA, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 505–517, 2018. DOI: 10.15809/irriga.2018v23n3p505-517. Disponível em: https://revistas.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/2640. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos