DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO NUMÉRICO PARA MODELAGEM DO BULBO MOLHADO EM IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

Autores

  • João Batista Tolentino Júnior
  • Lígia Borges Marinho
  • Claudinei Fonseca Souza
  • José Antonio Frizzone

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2014v1n1p11

Resumo

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO NUMÉRICO PARA MODELAGEM DO BULBO MOLHADO EM IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

 

JOÃO BATISTA TOLENTINO JÚNIOR1; LÍGIA BORGES MARINHO2; CLAUDINEI FONSECA SOUZA3; JOSÉ ANTONIO FRIZZONE4

1Professor Doutor, UFSC, Rod. Ulysses Gaboardi, km 3, Caixa Postal 101, CEP 89520-000, Curitibanos-SC. Fone (48) 3721-2173.Email: joao.tolentino@ufsc.br

2Professora Doutora, UNEB, Juazeiro-BA. Email: bmarinho@uneb.br

3Professor Doutor, UFSCar, Araras-SP. Email: cfsouza@cca.ufscar.br

4Professor Doutor, ESALQ/USP, Piracicaba-SP. Email: frizzone@usp.br

 

 

1 RESUMO

 

Um modelo numérico foi desenvolvido para simular a distribuição da água no perfil do solo abaixo de uma fonte pontual. A solução da equação diferencial para o movimento da água em solo não saturado foi realizada pela discretização do espaço-tempo utilizando a técnica dos volumes finitos. O volume de solo onde ocorre a infiltração da água emitida pelo gotejador foi dividido em anéis cada qual com largura R e profundidade Z. Um algoritmo em linguagem Visual Basic foi escrito para implementar um conjunto de equações que simulam a evolução do bulbo molhado com o tempo. Os dados de entrada do modelo foram a curva de retenção da água no solo (parâmetros de ajuste α, m, n, θr e θs), a condutividade hidráulica saturada (Ks), a vazão do emissor (q) e o conteúdo de água inicial no perfil do solo (θini). Foram realizadas simulações para diferentes texturas de solo e diferentes vazões do emissor. Cada interação do modelo numérico foi realizada para um tempo de simulação de 5 segundos, e para uma distância entre os nós de 5 cm na vertical e 5 cm na horizontal. O modelo numérico proposto foi capaz de simular o bulbo molhado nas mais diferentes condições de textura e estrutura do solo e de conteúdo de água inicial.

Palavras-chave: Visual Basic, infiltração, água no solo.

Downloads

Publicado

2014-04-14

Como Citar

TOLENTINO JÚNIOR, J. B.; MARINHO, L. B.; SOUZA, C. F.; FRIZZONE, J. A. DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO NUMÉRICO PARA MODELAGEM DO BULBO MOLHADO EM IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO. IRRIGA, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 11–20, 2014. DOI: 10.15809/irriga.2014v1n1p11. Disponível em: https://revistas.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/1696. Acesso em: 26 abr. 2024.