AÇÃO FISIOLÓGICA DA PIRACLOSTROBINA NA ASSIMILAÇÃO DE CO2 E ENZIMAS ANTIOXIDANTES EM PLANTAS DE FEIJÃO CONDICIONADO EM DIFERENTES TENSÕES DE ÁGUA NO SOLO.

Autores

  • Cleber Junior Jadoski Unesp/FCA
  • João Domingos Rodrigues Unesp/FCA
  • Rogério Peres Soratto Unesp/FCA
  • Claudiana Moura dos Santos Unesp/FCA
  • Essione Ribeiro Unesp/FCA

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2015v20n2p319

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes doses de piraclostrobina em plantas de feijão (Phaseolus vulgaris L.) submetidos a diferentes tensões de água no solo, nos parâmetros carboxilativos, na atividade de enzimas ligadas ao combate de espécies reativas de oxigênio (ERO) e a produtividade de grãos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial de parcelas subdivididas com três repetições. As parcelas foram compostas por quatro tensões (-10, -20, -30 e- 40 kPa) no qual se testou quatro doses de piraclostrobina (0, 0.050, 0.075 e 0.1 L ha-1 i.a), no inicio da fase reprodutiva R5. As tensões de -10 e -20 kPa não induziram estresse hídrico. As tensões de -30 e -40 kPa ocasionaram diminuição da atividade carboxilativa, baixa eficiência enzimática e perdas de produtividade. A piraclostrobina alterou positivamente mecanismos antioxidativos e carboxilativos e também aumentou a produtividade de grãos.

Biografia do Autor

Cleber Junior Jadoski, Unesp/FCA

Doutorando departamento de Produção e Melhoramento vegetal, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)-UNESP, Botucatu-SP.

João Domingos Rodrigues, Unesp/FCA

Professor do departartamento de Produção e Melhoramento Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)-UNESP, Botucatu-SP.

Rogério Peres Soratto, Unesp/FCA

Professor do departartamento de Produção e Melhoramento Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)-UNESP, Botucatu-SP.

Claudiana Moura dos Santos, Unesp/FCA

Doutoranda do departartamento de Produção e Melhoramento Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)-UNESP, Botucatu-SP.

Essione Ribeiro, Unesp/FCA

Doutoranda do departartamento de Produção e Melhoramento Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)-UNESP, Botucatu-SP.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

JADOSKI, C. J.; RODRIGUES, J. D.; SORATTO, R. P.; DOS SANTOS, C. M.; RIBEIRO, E. AÇÃO FISIOLÓGICA DA PIRACLOSTROBINA NA ASSIMILAÇÃO DE CO2 E ENZIMAS ANTIOXIDANTES EM PLANTAS DE FEIJÃO CONDICIONADO EM DIFERENTES TENSÕES DE ÁGUA NO SOLO. IRRIGA, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 319–333, 2015. DOI: 10.15809/irriga.2015v20n2p319. Disponível em: https://revistas.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/1658. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos