AÇÃO FISIOLÓGICA DA PIRACLOSTROBINA NA ASSIMILAÇÃO DE CO2 E ENZIMAS ANTIOXIDANTES EM PLANTAS DE FEIJÃO CONDICIONADO EM DIFERENTES TENSÕES DE ÁGUA NO SOLO.
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2015v20n2p319Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes doses de piraclostrobina em plantas de feijão (Phaseolus vulgaris L.) submetidos a diferentes tensões de água no solo, nos parâmetros carboxilativos, na atividade de enzimas ligadas ao combate de espécies reativas de oxigênio (ERO) e a produtividade de grãos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial de parcelas subdivididas com três repetições. As parcelas foram compostas por quatro tensões (-10, -20, -30 e- 40 kPa) no qual se testou quatro doses de piraclostrobina (0, 0.050, 0.075 e 0.1 L ha-1 i.a), no inicio da fase reprodutiva R5. As tensões de -10 e -20 kPa não induziram estresse hídrico. As tensões de -30 e -40 kPa ocasionaram diminuição da atividade carboxilativa, baixa eficiência enzimática e perdas de produtividade. A piraclostrobina alterou positivamente mecanismos antioxidativos e carboxilativos e também aumentou a produtividade de grãos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Irriga são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais. Maiores detalhes podem ser obtidos em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0