CULTIVARES, QUALIDADE DE TUBÉRCULOS E COMERCIALIZAÇÃO DA BATATA NO BRASIL

  • Priscila Gonzales Figueiredo
  • Fábio Yomei Tanamati
  • Dagoberto Martins
  • Silvio José Bicudo
  • Felipe Curcelli

Resumo

Atualmente, a batata constitui a quarta maior fonte de alimento para o homem, superada em termos de produção pelo trigo, milho e arroz. O Brasil apresenta 1% da produção mundial de batatas, sendo auto-suficiente na produção e comercialização da batata in natura, entretanto ainda é importador de batata congelada, e o consumo per capita é baixo comparado aos países europeus. A batata se destaca como a cultura olerácea de maior relevância econômica para o país, com produção de mais de 3 milhões de toneladas em 140 mil hectares ano-1. Apesar da representatividade da cultura no país, a preferência de compra por batatas in natura, lavadas, de película lisa e brilhante, e polpa amarela, acarreta prejuízos na cadeia produtiva da batata. Diante do exposto objetivou-se analisar o panorama da bataticultura no Brasil, em termos de cultivares disponíveis e cultivados, qualidade de tubérculos e sua comercialização
Publicado
2011-11-08