AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DOIS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO CRESCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DE MARACUJÁ EM VALLE DE QUIBOR, VENEZUELA.
DOI:
https://doi.org/10.15809/irriga.2012v17n2p264Resumen
Para avaliar o efeito de dois sistemas de irrigação (irrigação por gotejamento gravidade e baixa pressão) sobre o crescimento da cultura do maracujá (Passiflora edulis S.), uma parcela foi selecionado, dividido em dois setores (tratamentos). No tratamento 1 foi utilizado a baixa pressão de irrigação por gotejamento (micro-irrigação) e de irrigação no tratamento 2 (sulco). A percentagem de sobrevivência das plantas para o transplante. A profundidade da água foi medido durante o período experimental. As variáveis avaliadas foram comprimento da haste (TL), diâmetro do caule (DT), número de gemas (NY), e no comprimento dos entrenós (LE). Na T1 usar apenas 54% de água em relação ao Q2. Em T1, houve uma maior percentagem de sobrevivência das plantas para o transplante e variáveis DT, LT foram estatisticamente significativas nas coletas. Com relação à variável NY Não houve diferença estatisticamente significativa. Nas variáveis LE, apenas diferenças significativas obtidas LE1 125,139 e 153 dias após o transplante. Em LE 2, 3, 4 e 5 foram realizados diferenças significativas 125,139 e 153 dias após o transplante, e LE6 153 e 180 dias após o transplante. Concluiu-se que em ambos os sistemas de irrigação no crescimento das plantas tem comportamentos semelhantes, embora o sistema de gotejamento tradicional consome uma quantidade de água muito abaixo do sistema de irrigação tradicional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que el libre acceso a la investigación genera un mayor intercambio de conocimiento global. Dicho acceso está asociado con una lectura y cita cada vez mayores del trabajo de un autor. Los derechos de autor de los artículos publicados en Revista Irriga son propiedad de los autores, con los primeros derechos de publicación de la revista. Debido a que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, para sus propios fines, con fines educativos y no comerciales. Se pueden obtener más detalles en http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0