Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Artigos Científicos inéditos, Revisões de Literatura de assuntos específicos e de importância na área das ciências florestais, de demanda espontânea ou convidada e Notas Científicas de trabalhos de pesquisa de interesse atual e de divulgação imediata poderão ser publicados pela Acta Arborea.

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Os originais devem ser enviados em forma de arquivo no processador Word for Windows em inglês, na fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaço duplo, com margens de 3 cm e com linhas e páginas numeradas. O limite é de 20 páginas, em folhas tamanho A4 (210 x 297mm), para os Artigos Científicos e de 10 páginas para Notas Científicas e Revisão de Literatura, incluindo as tabelas e ilustrações. As Notas Técnicas devem obedecer ao limite de 6 laudas, com até uma tabela e uma figura. As Comunicações devem ser apresentadas até duas laudas no total.

 

 

MODALIDADES DE PUBLICAÇÃO

 Artigos Científicos: trabalhos de pesquisa científica, inéditos e conclusivos. Deve obedecer a seqüência: Título; Autoria; Resumo; Título em inglês, seguido do Abstract; Key Words; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões; Agradecimentos (se for o caso) e Referências Bibliográficas.

 

Notas Científicas: Trabalhos de pesquisa científica, inéditos e de interesse para uma rápida divulgação. Devem obedecer a mesma seqüência dos artigos.

 

Artigos de Revisão Bibliográfica: texto sobre matéria específica, de grande interesse na área voluntário ou encomendada pela editoria.

 

Notas Técnicas: trabalhos apresentação de técnicas, produtos e patentes inovadoras O texto deve contemplar resumo, abstract, um texto sem divisão em tópicos e referências bibliográficas.

 

Comunicações: apresentação de um texto, sem divisões em tópicos, podendo incluir figuras ou tabelas dentro do corpo do documento.

 

 

ESTRUTURA DO TRABALHO

 

Título: O título do trabalho, em maiúsculas, centralizado e em negrito.

 

Autor(es): por extenso, e em negrito, com as primeiras letras em maiúsculas. O endereço deve ser completo, por extenso, na seguinte ordem: departamento, instituição de origem, endereço, e-mail (em itálico);

 

Resumo e Abstract: não devem conter mais de 250 palavras, com Palavras-Chave e "Key Words" ao final (com no máximo 5 palavras e diferentes do título). O Abstract é precedido do nome dos autores em negrito e em maiúsculas conforme constaria nas referências bibliográficas, seguido do título em inglês, também em maiúsculas e em negrito.

 

Títulos das seções: em maiúsculas, centralizados, em negrito e numerados (Ex: 1 INTRODUÇÃO); os subtítulos devem ser alinhados à esquerda (Ex: 1.1 Floresta Natural);

Quadros, Tabelas e Figuras: As palavras quadro, tabela e figura no texto devem ser indicadas com inicial em maiúsculo (Tabela) e nas legendas em negrito (Tabela). Nas figuras, os títulos devem ser inseridos no rodapé das mesmas e nos quadros e tabelas, no cabeçalho. Indicar o local de inserção das figuras, quadros e tabelas. As figuras devem ser feitas por computador, ou caso não haja possibilidade, em papel branco ou vegetal. Os quadros devem seguir o estilo Simples 1 da galeria de autoformatação de tabelas do "Word for Windows". Os Quadros, as Tabelas e as Figuras devem ser apresentados no final do documento.

Referências Bibliográficas: As referências bibliográficas da Acta Arborea deverão ser citadas usando o formato mínimo 'autor, ano' ou 'nome (ano)'. Exemplos:

1. Strickberger (1990) ou (Strickberger, 1990).

 

2. Brooker and Kleinig (2006) ou (Brooker and Kleinig, 2006).

 

3. Boland et al. (2006) ou (Boland et al., 2006).

 

4. Dispor as referências em ordem alfabética e cronologica dentro de parênteses, e use (;) ponto e vírgula para separar citações múltiplas dentro de parêntesis, por exemplo: (Jenkin, 1931; Taylor 1985; Vencovsky and Barriga, 1992, Weir, 2010).

 

5. Identificar múltiplas citações 'mesmo autor, mesma data' com a ajuda de letras minúsculas, por exemplo: (Wright, 1989a, b).

 

6. Usar o estilo "autor-ano" para ordenar a lista de referências, e: (i) abreviar os primeiros e segundos nomes dos autores, mas nenhuma outra palavra; (ii) usar letras maiúsculas para todos os acrônimos, isto é, quando o autor for uma organização; (iii) utilizar letras maiúsculas para a 1ª letra do sobrenome e demais iniciais dos autores, que deverão ser separados por um ponto (.); (iv) separar autores por ponto-e-vírgula; (v) não usar "e comercial" (&) nas citações, nem na lista de referência; (vi) não usar caracteres grifados ou negritados para destacar qualquer parte da referência; (vii) usar letras maiúsculas na 1ª letra dos títulos de livros e de periódicos; (viii) não usar vírgula (,) para separar o título do periódico e o volume; (ix) separar os números de volume do periódico das páginas por dois pontos (:); (x) usar os números completos das páginas; (xi) separar os números de página por um traço (-); (xii) separar os grupos de páginas por uma vírgula se o artigo foi publicado em páginas descontinuas; (xiii) discriminar o número da edição de um livro ou manual como "2ed", por exemplo; (xiv) sobre livros e manuais, nomear os editores ou a editora antes de discriminar a localidade sede dos editores ou da editora; (xv) separar os editores ou a editora da localidade por meio de uma vírgula (,); e (xvi) nestes casos, declarar os nomes da cidade, do estado e do país.

6.1 Revistas/Periódicos Científicos

 

Nei, M.; Fuerst, P.A.; Chakraborty, R. 1976. Testing the Neutral Mutation Hypothesis by Distribution of Single Locus Heterozygosity. Nature 262:491-493.

 

Watson, J.D.; Crick, F.H.C. 1953. Molecular Structure of Nucleic Acids. Nature 171:737-738.

 

6.2 Livros

 

6.2.1 Livros com autores

Crow,J.; Kimura, M. 1970. An Introduction to Population Genetics Theory. Burguess Publishing Company, Minneapolis, Minnesota, USA.

 

6.3 Fontes eletrônicas

6.3.1 Elementos necessários para listar citações de sites da rede mundial de computadores:

A autoria, autor ou fonte. Ano. O título do documento da web ou página da web __(isto é, título principal da pagina). [meio] (data de atualização). Disponível em: __endereço completo para localizar o recurso (URL / endereço) [Accessed __Jan. 23, 2009]

 

6.3.2 Elementos necessários para listar publicações disponíveis na rede mundial de computadores:

A autoria, autor ou fonte. Ano. O título do documento ou página da web. [meio] __Produtor/Editor. Disponível em: endereço completo para localizar o recurso __[Accessed Jan. 23, 2009]

 

6.4. Listagem de referências não escritas em inglês

A Acta Arborea sugere aos autores utilizarem referências que possam ser facilmente encontradas por leitores em todo o mundo. No entanto, se essas referências forem essenciais para interpretação dos resultados, relatados no texto, forneça o título em inglês, informando adicionalmente a linguagem do artigo original no final da referência, como exemplificado a seguir:

 

Figliolia, M. B.; Kageyama, P.Y. 1994. Seed Maturation of Inga uruguensis Hook et Arn. In Riparian Forest of Mogi-Guaçu River, Brazil. Revista do Instituto Florestal, São Paulo, 6:15-52 (in Portuguese, with Abstract in English).

 

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais devem ser enviados em forma de arquivo no processador Word for Windows em inglês, na fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaço duplo, com margens de 3 cm e com linhas e páginas numeradas. O limite é de 20 páginas, em folhas tamanho A4 (210 x 297mm), para os Artigos Científicos e de 10 páginas para Notas Científicas e Revisão de Literatura, incluindo as tabelas e ilustrações. As Notas Técnicas devem obedecer ao limite de 6 laudas, com até uma tabela e uma figura. As Comunicações devem ser apresentadas até duas laudas no total. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.